Vereador do Oeste do Estado é preso suspeito de desviar dinheiro público

 Vereador do Oeste do Estado é preso suspeito de desviar dinheiro público

(Foto: Reprodução / Sindicato dos Delegados da Polícia Federal)

 

Um vereador de Foz do Iguaçu, região oeste do Paraná, foi preso, na Operação Renitência, acusado de desviar dinheiro público. A ação, que faz parte da oitava fase da Operação Pecúlio, foi deflagrada na manhã de hoje (terça-feira, 16) pela Polícia Federal. No total, seis pessoas foram presas e doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

A Operação, em conjunto com Ministério Público Federal de Foz do Iguaçu, investiga uma organização criminosa, comandada por um vereador. A quadrilha é acusada de fraudar licitações.

De acordo com o procurador do MPF, Alexandre Porciúncula, as fraudes foram feitas, principalmente, no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em que foram desviados quase cem mil reais.

Durante a ação, também foram encontrados laudos de exames que teriam sido elaborados por uma pessoa não habilitada, gerando risco à saúde de pacientes.  A primeira ação da organização criminosa foi derrubar o procedimento licitatório no setor de radiologia do Hospital Municipal.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Sérgio Marciel Ueda, o vereador é dono de uma clínica de radiologia. A empresa era a maior beneficiada com o dinheiro desviado dos cofres públicos.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu/PR. A palavra renitência significa persistência, teimosia, obstinação. Segundo a Polícia Federal, o nome foi escolhido justamente por causa da insistência de agentes públicos continuarem cometendo atos ilícitos, mesmo depois do início das investigações da Operação Pecúlio.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem