Política

Vereadora quer proibir potes de sal em restaurantes

Foto: Chico Camargo/CMC

A vereadora Maria Leticia Fagundes, do PV, apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei para proibir que restaurantes ofereçam potes de sal aos clientes. Caso o texto seja aprovado, o produto passaria a ser entregue apenas em sachês e depois do pedido de consumidores.

O objetivo, diz a vereadora que também é médica, é evitar o consumo exagerado do sal, que eleva a hipertensão arterial e agrava doenças cardíacas e renais. Um dos argumentos também está relacionado à higiene, já que os potes de sal ficam abertos em cima das mesas. O projeto ainda vai passar pelas Comissões antes de poder ir a votação em Plenário.

Outro projeto em tramitação na Câmara de Curitiba foi proposto para que estabelecimentos do ramo alimentício, que comercializam ou entregam em domicílio alimentos prontos para o consumo, sejam obrigados a apresentar informações sobre as calorias e todos os ingredientes utilizados para a elaboração de cada produto oferecido aos consumidores, seja pelo cardápio ou em local de fácil visualização.

Segundo a proposta, também de autoria da vereadora Maria Leticia Fagundes, a medida vale para hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias, padarias e outros. Além disso, o fornecedor também deve dizer se os alimentos contém gorduras saturadas, trans, glúten, temperos específicos, lactose, açúcar ou ingredientes de origem animal. Segundo o texto, as informações serão disponibilizadas em tabelas visíveis, legíveis e de fácil acesso, afixadas na entrada dos estabelecimentos, em cardápios ou em impressos fornecidos aos consumidores, bem como em cardápios disponíveis pela internet.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Projeto que tramita no Legislativo Estadual quer implantar as placas em pontos turísticos do estado

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Ficou definida a suspensão das prerrogativas da vereadora pelo prazo de seis meses

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Angelo Vanhoni pediu vista na última sessão do Conselho de Ética