Política

Vereadores de Colombo aprovam alterações na carreira de servidores do município

Câmara Vereadores de Colombo – arquivo

Os vereadores de Colombo aprovaram a proposta da Prefeitura 007/2017, que altera a carreira de servidores do município. Ao todo, 13 vereadores votaram a favor e outros três foram contrários à medida. A sessão começou às nove e meia da manhã e contou com policiamento reforçado com viaturas e carros da Polícia Militar Guarda Municipal de Colombo. Esta é a terceira vez que o projeto é colocado em votação, e nas primeiras tentativas os servidores invadiram o plenário e a sessão foi suspensa. Desta vez, a Prefeitura tentou limitar judicialmente o acesso à Câmara ao número de 25 pessoas, mas uma liminar pedida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Colombo – APMC derrubou essa decisão na manhã desta segunda-feira, 17. O presidente da APMC, Claudinei Lima, disse que por causa disso, e também devido ao recesso escolar, o número de servidores protestando contra a votação foi bem menor do que nas últimas vezes.

O  levantamento da Prefeitura é de que cerca de 100 pessoas ficaram dentro da Câmara, e os protestos do lado de foram aconteceram de forma pacífica e sem expectativa de confronto com os policiais ou tentativa de invasão. A proposta de número 007/2017, de autoria da própria Prefeitura, prevê alterações como a transferência da data base do funcionalismo público municipal de maio para janeiro, a suspensão das progressões na carreira, aumento no desconto do vale-transporte e extinção de cargos como os de merendeira, vigilante, auxiliar de serviços gerais e assessor jurídico. Por outro lado, o projeto prevê reajuste do piso salarial dos médicos, com correção de 33%. O presidente da APMC disse que a categoria não entra na questão do reajuste dos médicos e apoia estes trabalhadores, mas disse que o projeto 007/2017 foi uma retirada de direitos dos outros servidores.

Em nota, a Prefeitura de Colombo diz que os servidores não vão perder direitos, que os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Merendeira só vão ser extintos a partir da aposentadoria dos profissionais que estão atualmente em exercício e que o reajuste para a categoria médica é uma necessidade para equiparar o salário destes profissionais e contratar novos médicos para a cidade.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Projeto que tramita no Legislativo Estadual quer implantar as placas em pontos turísticos do estado

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Ficou definida a suspensão das prerrogativas da vereadora pelo prazo de seis meses