Você sabe o que é fibra ótica?

Um dos assuntos mais falados durante todo o dia de hoje (quarta) foi o rompimento de cabos de fibra ótica que trazem informações de São Paulo ao Sul do país. Mas o que isso significa? A BandNews te ajudar a entender.  Cabos de fibra ótica são usados para emissão de sinais de voz (celulares e telefones fixos), de internet e também de televisão. Eles são feitos de vidro e apresentam dimensões muito pequenas, semelhantes a fios de cabelo. Eles podem ser aéreos, terrestres – que são enterrados – e submarinos. O professor do departamento de eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cícero Martelli, explica que eles são utilizados pela eficiência e velocidade na transmissão de dados.

E como os sinais chegam até nós? O professor conta que em países mais desenvolvidos, como a China, as informações saem direto de empresas de internet, por exemplo, e vão até a casa dos consumidores. No Brasil, o sistema é diferente. Operadoras e servidores locais recebem o sinal da fibra ótica de empresas transmissoras e depois distribuem para os clientes.  E o mais difícil de entender talvez seja como esses cabos se romperam. O professor explica que esses acidentes não são comuns, já que a resistência dos cabos de fibra ótica é bastante grande. No entanto, forças cortantes, como de ferramentas utilizadas para quebrar pedras e rochas, podem ocasionar esse rompimento.

O conserto dos cabos de fibra ótica costuma durar algumas horas a partir da chegada de equipes técnicas ao local.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem