04 de fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Câncer

 04 de fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Câncer

(Foto: divulgação/MS)

Nesta quinta-feira, 04 de fevereiro, é marcado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Após o ano de pandemia, dados das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica apontam que ao menos 80 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer. Além disso, 70% das cirurgias oncológicas foram canceladas nesse período.

O Hospital Erasto Gaertner, especialista em tratamento de doenças oncológicas em Curitiba, registrou uma diminuição no número de pacientes de 2019 para 2020. No ano passado foram 374 mil 917 pacientes, já no ano anterior, foram 431 mil 657 pacientes. O mesmo acontece no número de procedimentos: em 2019 foram 2 milhões 112 mil 416 cirurgias no hospital, e em 2020 foram 1 milhão 694 mil e 10.

A cirurgiã oncológica, Carla Simone da Silva, alerta que mesmo durante a pandemia é necessário fazer consultas de rotina.

Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul fazem o alerta para os cânceres de mama e próstata, e reforçam a importância de manter exames preventivos.

Uma projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2020, mais de 3 mil e 500 paranaenses teriam algum tipo de problema relacionado ao câncer de próstata. Em nível nacional, a estimativa foi que 65 mil brasileiros descobrissem a doença em 2020, ainda segundo o INCA.

Em um exame de rotina, Ubiraci Rodrigues, de 56 anos, descobriu um tumor, mas graças ao diagnóstico precoce, conseguiu fazer o tratamento

O resultado da biópsia indicou um tumor maligno.

O Brasil deve registrar 625 mil novos casos de câncer ao longo de 2021, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O oncologista Elge Werneck faz um alerta para os fatores de risco que aumentam a probabilidade do desenvolvimento de câncer.

Condições de saúde e histórico de doença na família são alguns dos fatores de risco. Já o tabagismo, a obesidade e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas podem ser complicadores.

A recomendação médica é fazer exames regularmente e estar atento para sintomas de maneira geral.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem