Calor em Antonina muda hábitos de estudantes e aumenta atendimentos no hospital

 Calor em Antonina muda hábitos de estudantes e aumenta atendimentos no hospital

Foto: divulgação/Odilon Garcia Toledo

Foto: divulgação/Ana Paula Machado

Os dias em Antonina não tem sido fáceis. A população tem enfrentado um calorão com temperaturas que chegam a mais de 40 graus.

A sensação térmica em Antonina chegou a 81 graus ontem, terça-feira. Essa condição é como nosso corpo sente a temperatura e é afetada por fatores como a umidade do ar e a falta de vento, por exemplo.

Nas escolas, a atenção é para manter a hidratação dos alunos. Nos hospitais houve aumento de 50% nos atendimentos. Para tentar driblar o calor, a diretora da escola estadual “Professora Maria Arminda”, Ana Paula Machado, disse que tem as aulas mudaram de espaço e muitas atividades são feitas fora da sala, como apresentações artísticas e da fanfarra do colégio, além da Feira de Ciências que acontece na quadra do colégio.

Para amenizar o calor, os ventiladores ficam sempre ligados na sala de aula e a garrafa de água é um item obrigatório entre os 450 alunos da instituição.

A escola funciona em dois turnos e atende alunos de 12 a 18 anos. Segundo a diretora, neste ano o calor está atípico e requer atenção especial.

O calor está mudando a rotina da cidade e no hospital municipal “Dr Sílvio Bittencourt Linhares”. O secretário de saúde de Antonina e gestor do hospital, Odileno Garcia Toledo, contou que houve aumento de 50% no número de atendimentos.

Para atender o aumento da demanda a partir desta sexta-feira (21), novos médicos vão atuar no hospital. Os horários de atendimento no hospital e nas sete unidades de saúde já passaram por mudanças por causa do calor

De acordo com o Simepar, a combinação de umidade e ausência de ventos contribuiu para a sensação térmica recorde neste ano na cidade. A onda de calor no litoral do Paraná é a maior dos últimos vinte anos no Estado. O verão vai começar oficialmente nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, e seguirá até o dia 20 de março.

Reportagem: Kelly Frizzo

Foto: divulgação/ Ana Paula Machado
Foto: divulgação/Odileno Garcia Toledo
Foto: divulgação/Ana Paula Machado
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera