100 melhores universidades da América Latina tem 2 paranaenses
UFPR aparece em 32º lugar e PUCPR está na posição 98
Duas universidades paranaenses estão entre as 100 melhores da América Latina segundo o ranking QS, organização britânica que avalia instituições públicas e privadas anualmente. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aparece em 32º lugar e a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) está na posição 98.
A análise leva em conta a produção de pesquisa acadêmica, a empregabilidade e a internacionalização da instituição, considerando ainda a proporção entre professores e alunos e a formação do corpo docente. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, comemora o resultado.
A UFPR ficou em 20º lugar da América Latina no ranking da Times Higher Education (THE), divulgado em julho. Para o reitor, os resultados mostram a resiliência da universidade frente às adversidades enfrentadas atualmente pela educação pública na esfera federal.
No ranking nacional da QS, a UFPR sobe para a 12ª posição e a PUCPR para 24ª. As universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) aparecem nas posições 27 e 28 e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ficou em 35º lugar.
Reportagem Amanda Yargas