109 navios esperam para descarregar no Porto de Paranaguá

A fila de navios no Porto de Paranaguá continua alta. Desde junho, navios esperam até 40 dias para embarcar no terminal. Hoje (sexta) a fila chegou a 109 navios. 57 de granéis sólidos, que inclui a soja, e 51 de fertilizantes. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Appa, informou que já tomou medidas para dobrar a produtividade na movimentação de fertilizantes. O desembarque do produto chegou a 12 mil toneladas por navio ao dia. Entre as mudanças adotadas estão mudanças na logística, para acelerar o escoamento de fertilizantes. A Appa destinou, além dos dois berços preferenciais para fertilizantes, outros três alternativos para o recebimento do produto. O diretor da Appa Paulinho Dalmaz explica que mesmo com as mudanças ainda há um acúmulo de navios de fertilizantes.

O assessor técnico e econômico da Federação de Agricultura do Paraná, Nilson Hanke Camargo, ressalta que ainda é preciso mais investimentos em infraestrutura no porto.

Além disso, o mal tempo prejudicou muito a movimentação no Porto de Paranaguá em junho. No mês passado, o terminal teve que ficar fechado por cerca de 15 dias devido às chuvas. O assessor da Federação da Agricultura no Paraná explica que houve um aumento nas exportações.

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, no mês de junho foram importados pelos Portos de Paraná 718 mil toneladas de fertilizantes, um volume 8% maior que o registrado no mesmo mês em 2011. No acumulado do ano, a movimentação ainda apresenta queda de 14% em relação ao ano passado. A movimentação no terminal deve continuar alta por, pelo menos, mais dois meses.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem