11 de abril é o dia da doença de Parkinson e eventos em Curitiba marcam a data

 11 de abril é o dia da doença de Parkinson e eventos em Curitiba marcam a data

(Foto: divulgação/INC)

(Foto: divulgação/INC)

11 de abril é considerado o dia mundial da doença de Parkinson e para marcar a data o Instituto de Neurologia de Curitiba faz uma série de eventos para discutir o assunto. Rigidez muscular, lentidão dos movimentos e tremores são, geralmente, os primeiros sintomas a serem observados.

A doença, mais comum em quem tem acima de 50 anos, atinge cerca de 200 mil pessoas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o vice-diretor do INC, Dr. Murilo de Sousa Meneses, a data é importante para conscientizar sobre a importância de discutir a doença.

Em Curitiba, um tipo de marca-passo é utilizado pelo INC com o objetivo de minimizar os sintomas da doença, oferecendo uma maior qualidade de vida aos pacientes. A técnica atua de forma complementar ao tratamento. É indicada quando os medicamentos não dão mais conta do controle da doença.

O Parkinson é causado pela degeneração de neurônios, o que altera a produção do dopamina, o neurotransmissor responsável pelo controle dos movimentos. Além dos sintomas motores, outras manifestações como constipação, diminuição do olfato e distúrbios comportamentais do sono podem surgir, à medida que a doença avança.

A sugestão é que assim que os primeiros sintomas apareçam, a pessoa procure o médico.

Uma série de palestras é realizada nessa quinta, na própria sede do INC. O evento é focado em orientações sobre o que é a doença e os respectivos tratamentos. A ação será realizada nessa quinta-feira, 11, às quatro da tarde, no Auditório do INC.

No sábado é realizado pelo INC o chamado Mutirão da Memória, uma ação gratuita voltada às pessoas com idade entre 50 e 90 anos Identificarem se possuem a doença. As vagas são limitadas e o agendamento para consultas deve ser feito pelo telefone (41) 3028-8545, indicando a opção 2.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem