120 toneladas de lixo são retiradas mensalmente de rios de Curitiba

 120 toneladas de lixo são retiradas mensalmente de rios de Curitiba

Foto: Luiz Costa/SMCS

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Só neste ano pouco mais de mil toneladas de lixo foram retiradas de rios de Curitiba pela Prefeitura. O material depositado corresponde a mais de 120 toneladas por mês, o que poderia causar o transbordamento dos rios durante fortes chuvas. Parte do material encontrado é formado por folhas, troncos e outros resíduos vegetais que caem nos rios por ação da chuva e do vento.

De acordo com a gerente de limpeza da Prefeitura, Marina de Campos, o que mais preocupa são os itens descartados de forma incorreta pela população, como lixo doméstico e até móveis e eletrodomésticos.

Os locais com maior incidência do problema são os que apresentam grande concentração populacional próxima dos rios e córregos. O Rio Belém é um exemplo.

O lixo jogado indevidamente gera vários problemas, como entupimento de bueiros. Ainda de acordo com a Prefeitura, de janeiro a agosto deste ano, 91 quilômetros passaram por drenagem, como limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais.

Reportagem: Lorena Pelanda

Foto: Luiz Costa/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem