18.ª Jornada de Agroecologia: evento vai aproximar Curitiba do campo com uma amostra do que é produzido por 100 grupos de agricultores da região Sul

 18.ª Jornada de Agroecologia: evento vai aproximar Curitiba do campo com uma amostra do que é produzido por 100 grupos de agricultores da região Sul

divulgação

(Foto: divulgação/Jornada de Agroecologia)

Produtores de alimentos orgânicos se reúnem em Curitiba na semana que vem em um dos maiores eventos de fomento a práticas agroecológicas do Brasil

A 18.ª Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos de fomento a práticas agroecológicas do Brasil, vai aproximar Curitiba do campo com uma amostra do que é produzido por 100 grupos de agricultores da região Sul, principalmente do Paraná. De 29 de agosto a 1º de setembro, três espaços do Centro de Curitiba vão ser palco de atividades educativas e culturais, como oficinas e shows musicais, e também de venda de produtos.

Toda a extensão da Praça Santos Andrade será ocupada pela Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra. Os produtos colocados à venda, como alimentos, livros, artesanato, sementes e mudas crioulas, vêm de Cooperativas da Reforma Agrária e iniciativas de Economia Solidária. Realizado por 16 anos no interior do estado, o encontro foi trazido para a capital pela primeira vez no ano passado. Em 2018, 12,5 toneladas de alimentos foram vendidas na jornada.

Neste ano, 21 cooperativas do Paraná participam da feira. Entre elas, a Cooperativa Terra Livre, fundada em 2010 no Assentamento Contestado, no município da Lapa. O agricultor Antonio Capitani é um dos sócios da cooperativa, que no ano passado vendeu 270 toneladas de alimentos orgânicos e agroecológicos. Ele diz que a jornada é uma oportunidade de fortalecer a produção livre de agrotóxicos e promover uma aproximação com os consumidores de centros urbanos.

A cooperativa da qual Capitani é sócio entrega oito toneladas de verduras, frutas, legumes e temperos agroecológicos por semana a 105 escolas, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ele diz que a produção orgânica é resultado de muita pesquisa científica e também de investimento tecnológico.

Além das cooperativas paranaenses, participam da Jornada de Agroecologia deste ano duas cooperativas agroecológicas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, 15 grupos quilombolas, indígenas e da agricultura familiar em geral. São ainda 20 empreendimentos da economia solidária. Um palco em frente ao Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, vai receber dezenas de shows.

Entre os artistas confirmados estão Odair José, a escola de samba curitibana Leões da Mocidade e o grupo de fandango caiçara Mandicuera, da Ilha de Valadares. A programação completa pode ser conferida no site jornadadeagroecologia.org.br.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem