EstaR de Curitiba vai ser digital a partir do 1º semestre de 2019

 EstaR de Curitiba vai ser digital a partir do 1º semestre de 2019

Foto:Pedro Ribas/SMCS

Foto:Pedro Ribas/SMCS

O Estacionamento Regulamentado de Curitiba, o Estar, vai ser digital a partir do primeiro semestre do ano que vem. Com a mudança, o motorista não vai precisar mais usar o bloco de papel. A compra e o controle do horário vai ser feito por meio de um aplicativo para celular.

Os aplicativos deverão indicar a quantidade de créditos, o tempo restante de estacionamento pago e ainda produzir um alarme para avisar que o período está terminando, para que o usuário possa fazer a renovação à distância, caso o tempo possa ser estendido. Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, com a mudança vai ser possível ter mais controle dos espaços da cidade.

Quem não possuir Smartphone ou tenha dificuldade de acesso à internet terá a opção de comprar o crédito do Estar eletrônico nos pontos de venda credenciados. Já o agente de trânsito vai ter um sistema que vai informar se o veículo pagou pela hora de estacionamento na sua vaga.

A Urbs relançou nessa semana o edital de licitação Da plataforma tecnológica que vai ser responsável por gerenciar aplicativos de celulares, homologados pela Urbs, para venda de créditos de EstaR aos motoristas. A licitação inicial havia sido publicada em julho na modalidade de concessão e foi cancelada para ser ajustada.

No novo formato, a Urbs optou pela modalidade prestação de serviço, alterando o prazo de exploração, que passa a ser de no máximo cinco anos. Na versão anterior, esse prazo poderia ser ampliado por mais cinco anos.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem