Política

Divulgação de escalas de médicos em UPAs está pronta para ser votada

Vereadora Maria Manfron (PP). (Foto: Chico Camargo/CMC)

Um projeto de lei que pretende dar ampla divulgação de plantões médicos em Unidades de Pronto atendimento de Curitiba tramita desde fevereiro na Câmara Municipal está pronto para ir a votação. A proposta da vereadora Maria Manfron, do PP, já foi aprovada por cinco comissões. Pelo projeto, nomes de médicos, registros profissionais, especialidades, dias e horários de plantão devem – semanalmente – ser divulgados no site oficial da Prefeitura. As escalas também devem ser expostas em um quadro afixado na sala de espera principal das UPAs, em local visível e de fácil acesso.

Segundo justificativa da vereadora, o projeto quer tornar transparente as informações ao cidadão, o que pode ajudar a administração a fiscalizar os plantões. Para a vereadora, a medida pode melhorar o atendimento ao combater a ausência dos profissionais. Maria Manfron (PP) defende que a exposição da escala seria boa para os próprios médicos.

De acordo com a vereadora, o projeto vai ajudar a desmitificar a origem dos problemas nas unidades de saúde. Segundo ela, a população reclama com frequência da ausência de médicos.

O presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, Mario Antonio Ferrari, que representa os médicos das UPAs, afirma que a divulgação dos nomes dos plantonistas não vai solucionar a “caótica realidade da saúde pública” e nem diminuir o tempo de espera no atendimento. Segundo ele, a categoria não é contra a medida de transparência, mas reclama que ela seja aplicada somente aos médicos.

De acordo com o sindicato, os médicos  já  são submetidos a controle da jornada  e toda escala de trabalho nos plantões estão à disposição nas unidades.

De acordo com a prefeitura, as escalas diárias, não só dos médicos, como também da enfermagem, já são divulgadas em quadro próprio na recepção das UPAs. A gestão entende que desta forma já atende ao pressuposto fundamental proposto no projeto de lei, que é dar transparência à informação para os cidadãos.

Porém, a Secretaria Municipal da Saúde informou que “não é efetiva a publicação da escala da semana toda, pois pode haver alteração e também porque é contraproducente [ou seja, que produz resultado oposto ao esperado] incentivar que a população crie vínculo específico com médicos nas UPAs”.

Para o município o vínculo deve ocorrer na atenção primária, nas unidades básicas. O atendimento na UPA é apenas para casos de urgência e emergência.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Sugestão de iniciativa do presidente da Casa pede revisão da legislação atual em Curitiba