23 mil casas de Curitiba e região metropolitana ficam sem luz após temporal

 23 mil casas de Curitiba e região metropolitana ficam sem luz após temporal

Foto: Divulgação / José Fernando Ogura / AENotícias PR

Cerca de 23 mil consumidores de Curitiba e região metropolitana ficaram sem luz após o temporal, na noite desta quarta-feira (17). A região Norte foi a mais atingida. No Barreirinha e no Santa Cândida, cerca de cinco mil domicílios tiveram o abastecimento comprometido. A defesa civil atendeu um alagamento no Uberaba, outro no Pilarzinho, uma infiltração no Campo Comprido e uma queda de árvore em via pública no Alto Boqueirão.

Segundo a Copel, em Almirante Tamandaré, Campo Magro e Rio Branco do Sul foram pelo menos 11 mil unidades consumidoras sem luz. Em Londrina, no norte do estado, os ventos passaram dos 60 quilômetros por hora durante a tarde (17). Houve mais de 150 quedas de árvores e galhos.

Segundo a prefeitura, pelo menos 200 imóveis foram destelhados, mas não havia registro de desabrigados. Sete escolas municipais e creches de Londrina terão que permanecer fechadas nesta quinta-feira (18). 13 unidades de saúde também foram danificadas e seis pacientes internados em um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tiveram que ser transferidos para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

11 Unidades Básicas de Saúde de Londrina tiveram o atendimento parcialmente reduzido e houve remanejamento do estoque de vacinas em locais em que faltou energia. Ainda segundo a prefeitura, 50 transformadores foram danificados e mais de 60 mil imóveis ficaram sem luz em Londrina. Aqui em Curitiba, em pouco mais de uma hora, durante a noite (17), a capital acumulou mais de 27 milímetros de chuva.

Segundo o Simepar, o maior volume foi registrado em Cascavel. Ao longo da quarta-feira (17), o município do oeste registrou cerca de 68 milímetros de chuva. Ainda de acordo com o Sistema Meteorológico do estado, uma nova área de chuva já se intensifica entre o sul do Paraguai, norte da Argentina e o Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (18), a expectativa é de mais um dia de tempo instável no estado. Novamente, há risco de temporais. Aqui em Curitiba, nas duas primeiras semanas do mês, a capital superou todo o volume de chuva esperado para os 31 dias de outubro. Foram registrados 155 milímetros, enquanto a média do mês não passa de 140 milímetros de chuva.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.