Política

24% dos paranaenses não confiam nas urnas, diz Instituto

55% dos entrevistados não lembram em quem votaram para deputado estadual

 24% dos paranaenses não confiam nas urnas, diz Instituto

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

24% dos paranaenses dizem que não confiam no sistema de votação por meio das urnas eletrônicas. A sondagem foi elaborada pelo Instituto Opinião. Foram ouvidas mil e duzentas pessoas, em 52 municípios do estado, com idade acima de 16 anos. As entrevistas foram feitas entre domingo (28) e terça-feira (30). 76% dos entrevistados dizem confiar ou confiar muito no sistema de votação por meio das urnas eletrônicas. 2% disseram não saber opinar.

O sociólogo Arilton Freres, diretor do Instituto Opinião, avalia que “os números mostram que as pessoas confiam na tecnologia e na confiabilidade das urnas”. São quase 30 anos de votação através das urnas eletrônicas. “Os mais velhos possivelmente devem lembrar das denúncias de fraudes nas eleições, com células rasuradas ou anuladas. As urnas acabaram com isso”, pondera Freres.

Sobre o sistema político, o Instituto Opinião indica que 81% dos paranaenses acham a Democracia a melhor forma de governo para o Brasil. Dos entrevistados, 3% disseram preferir uma ditadura, em eventuais circunstâncias, do que um regime democrático.

“Vivemos em uma democracia ainda muito jovem no Brasil, com muitas falhas. E mesmo cansada de tantos escândalos, a população demonstra confiança no regime democrático como a melhor forma de governo para o país”, diz Freres. “A democracia permite que a população tenha liberdade de cobrar seus governantes e que tenha acesso a informações sobre desmandos, por meio de uma imprensa livre e de mecanismos de controle aberto à sociedade”.

51% das pessoas ouvidas dizem que a posse e o porte de armas de fogo, para se proteger da violência, não deixa a sociedade brasileira mais segura. 38% acham que o porte e a posse de armas de fogo são a solução. Ainda sobre a votação, a pesquisa também apontou ainda que 55% dos entrevistados não lembravam em quem haviam votado para deputado estadual.

A pesquisa do instituto Opinião tem margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE (PR-09894/2022) e no TSE (BR-03073/2022).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário