28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado

 28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado

(Foto: Divulgação/ONG Bike Anjos)

(Foto: Divulgação/ONG Bike Anjos)

Quem é que se interessaria por um trabalho não remunerado? Em 2017, 7 milhões e 400 mil brasileiros fizeram algum tipo de atividade de graça, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São voluntários: gente que doa o próprio tempo e talento para ajudar aos outros sem receber nada em troca.

Em alguns casos não é preciso ter habilidades específicas ou dedicar muitas horas do dia para ajudar. Basta querer. No Bike Anjo, por exemplo, desde 2013 os voluntários ensinam a andar de bicicleta. E para participar, além de gostar de bike, claro, é só se cadastrar. A articuladora do projeto em Curitiba, Geisa Carolina Prado explica.

Em Curitiba, nos últimos dois anos mais de 900 pessoas aprenderam a se equilibrar sobre duas rodas com o apoio de cerca de 150 voluntários. Mas se a bicicleta não anima, existem várias outras possibilidades. Na Unilehu – Universidade Livre para Eficiência Humana – há mais de 30 pessoas contribuindo gratuitamente em diferentes atividades. A instituição oferece cursos e encaminhamento profissional para pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social. Segundo a presidente Andrea Koppe, os voluntários ajudam a desenvolver os trabalhos.

Uma equipe de 11 pessoas se dedica a cadastrar as notas doadas sem o número do CPF. A renda obtida com os bilhetes é revertida à instituição. Em outras áreas, as próprias instituições oferecem treinamentos e cursos para habilitar os voluntários para as funções necessárias. No Centro de Valorização da Vida, por exemplo, os interessados em se voluntariar passam por um processo de preparo muito intenso.

Tudo começa com três encontros para entender o trabalho do CVV, que atende pessoas em vulnerabilidade emocional. Depois disso, outros 13 encontros funcionam como um estágio: com simulações de vivências que o voluntário deve passar ao longo do trabalho. A coordenadora do posto do CVV em Curitiba, Claudiane Araújo, destaca ainda que os treinamentos são contínuos.

Quem quiser se voluntariar em alguma destas que foram citadas na reportagem, pode conferir os contatos no site da Band News FM Curitiba. No site voluntários.com.br há também uma lista de diversas entidades que procuram por trabalho voluntário em todo o Brasil.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem