PolíticaEleições 2018

Ibope aponta Ratinho Jr com 44%, Cida com 17% e Arruda com 10%

 Ibope aponta Ratinho Jr com 44%, Cida com 17% e Arruda com 10%

(Foto Cida Borghetti: Cassiano Rosário/Futura Press)

(Foto Cida Borghetti: Cassiano Rosário/Futura Press)

Ratinho Júnior do PSD lidera a última pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27). Os percentuais de intenção de voto para o governo do Paraná são os seguintes: Ratinho Junior (PSD): 44%, Cida Borghetti (PP): 17%, João Arruda (MDB): 10%,Doutor Rosinha (PT): 6%, Ogier Buchi (PSL): 2%, Professor Piva (PSOL): 1%, Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede) tiveram 1%, Geonísio Marinho (PRTB) não pontou. Brancos/nulos: 9%, Não sabe: 9%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi feita entre 24 e 26 de setembro. Foram ouvidos 1204 (mil duzentos e quatro) eleitores de todas as regiões do estado com 16 anos ou mais.

A pesquisa foi encomendada pela RPC. É o terceiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. O candidato Ogier Buchi (PSL) tentou impugnar a divulgação da pesquisa. O desembargador Tito Campos de Paula, da Justiça Eleitoral, negou o pedido mas determinou que fosse colocado o seguinte esclarecimento. “A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.”.

O número de registro da pesquisa no TER é PR‐07128/2018 e no TSE: BR‐03369/2018. Já na modalidade espontânea da pesquisa Ibope, em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, o resultado é o seguinte: Ratinho Junior (PSD): 25%, Cida Borghetti (PP): 8%, João Arruda (MDB): 4%, Doutor Rosinha (PT): 3%, Ogier Buchi (PSL): 1%. Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Jorge Bernardi (Rede) não pontuaram. Outros: 2%, Brancos/nulos: 14%, Não sabe: 42%. A pesquisa também foi feita entre 24 e 26 de setembro.

O Ibope também mediu a taxa de rejeição, no qual o eleitor deve dizer em quais candidatos ele não votaria de jeito nenhum. Os entrevistados puderam escolher mais de um nome. O levantamento feito entre 24 e 26 de setembro: Doutor Rosinha (PT): 24%, Cida Borghetti (PP): 20%, Ratinho Junior (PSD): 14%, João Arruda (MDB): 12%, Professor Piva (PSOL): 9%, Priscila Ebara (PCO): 9%, Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PSL) e Jorge Bernardi (Rede) pontuaram 6%. Professor Ivan Bernardo (PSTU): 5%. Aqueles que poderiam votar em todos somam  8%, e Não sabe: 29%.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem