NacionalServiços

3 filmes para se preparar para House Of The Dragon

O spin-off de Game of Thrones tem sua estreia marcada para domingo (21)

 3 filmes para se preparar para House Of The Dragon

Foto: Divulgação Hbo Max

Game of Thrones é uma série da HBO lançada no dia 19 de março de 2011. A série é baseada na saga de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo” escritas por George R. R. Martin, que começaram a ser publicados em 1996 e até hoje ainda não foram finalizados. Inclusive alguns dos episódios da série foram roteirizados pelo próprio autor. Por conta disso a série ultrapassou os livros trazendo um final que até hoje revolta os fãs.

Mas para além das críticas negativas, Game of Thrones foi uma série que revolucionou a televisão graças aos seus aspectos impecáveis de produção, roteiro, direção, atuação e efeitos especiais. O programa foi considerado uma das séries mais caras de todos os tempos, justamente por conta de todos esses aspectos,chegando a um orçamento de 10 milhões de dólares por episódio.

A série acompanha os personagens na fictícia terra dos Sete Reinos de Westeros no continente de Essos. A história segue diversos arcos e personagens ao longo de seus 73 episódios, divididos em 8 temporadas. A principal linha seguida é a da batalha pelo controle do trono de ferro e, por consequência, dos sete reinos. A história começa quando Ned Stark (Sean Bean), líder de uma das principais casas do reino (Os Stark), é convocado por seu amigo Robert Baratheon (Mark Addy), rei de Westeros, para ser o novo “mão do rei”, sendo basicamente seu principal conselheiro. Porém, logo ao aceitar ir com o rei à Porto Real – cidade onde o rei governa – Ned recebe uma carta da irmã de sua esposa, que dá a entender que a Casa Lannister (casa da esposa de Robert, Cersei (Lena Headey)) foi responsável pela morte de seu esposo, Jon Arryn, o antigo mão do Rei. Fora dos Sete Reinos a narrativa acompanha Daenerys Targaryen e seu irmão Viserys, que foram exilados de Westeros por Robert após a queda do governo de seu pai, e esperam conseguir retornar ao continente e reclamar o que é seu por direito.

Apesar de fictícia, a série traz um enorme realismo se inspirando na época medieval, trazendo muitas intrigas políticas, batalhas e violências. Sobre a violência, a série é até hoje conhecida por ser muito sanguinária, matando tanto personagens terciários, quanto protagonistas, totalizando mais de 6 mil mortes. Mas, ainda sim, Game of Thrones se enquadra no gênero de fantasia ao criar um novo universo com muita aventura, magia, profecias e dragões.  

Neste domingo (21) estreia uma série derivada de Game of Thrones chamada House of the Dragon, que conta uma antiga história do universo de GOT conhecida como Dança dos Dragões. A nova série acompanha a guerra civil entre os meio-irmãos Aegon II  e  Rhaenyra Targaryen, anos antes de Daenerys, que almejam o trono após a morte do pai Viserys I. Para ir se preparando para a nova série confira 3 indicações de filmes que trazem a mesma vibe que o universo de Game of Thrones.

Resumo da matéria:

Coração Valente: Disponível em Star+

Foto: Divulgação

O filme acompanha o escocês William Wallace (Mel Gibson) que foi um dos líderes do que conhecemos com a Primeira Guerra da Independência Escocesa, iniciada no século 12. O protagonista, quando pequeno, acompanhou a morte de seu pai e as injustiças que seu povo sofria, o que o motivou a assumir a liderança da nação em busca da independência do reinado inglês.

A versão do herói é muito mais romântica do que fiel, porém o filme sabe apresentar a dose certa entre batalhas impressionantes e também a medida certa de romance, drama e comédia.

O filme é bastante violento, e Gibson, inclusive, teve que suavizar diversas sequências para que o filme não levasse à censura máxima. Mesmo assim, as batalhas não deixam a desejar, sendo muito realistas, parte disso gerado pelas maquiagens dos ferimentos.

Além disso, é durante uma das batalhas que Gibson se consagra na direção. Durante a batalha de Stirling o diretor faz uso de muitos cortes rápidos e movimentações inquietas de câmera, o que faz com que o público se sinta dentro da batalha, já que aumenta a  sensação caótica de guerra.

Os cenários do filme exploram a beleza da região. Sendo utilizados muitos detalhes e uma decoração interna cheia de armas e acessórios de guerra.

A fotografia do filme contribuiu com o realismo nas batalhas,usando muitos tons escuros, deixa uma atmosfera pesada, não é à toa que ganhou a estatueta de melhor fotografia. A fotografia também faz uso de filtros durante os momentos de romance entre Wallace e Murron MacClannough (Catherine McCormack).

Mel Gibson entrega na direção e atuação um personagem autoafirmação e inspirador que se firma em nome da liberdade. O ator é muito carismático e entrega uma performance cativante. Wallace passa por uma mudança brutal, já que no começo do filme tem sonhos de iniciar uma família, e após uma tragédia pessoal, passa a ser movido por vingança, indo de um homem apaixonado para um guerreiro brutal.

Patrick McGoohan também entrega uma performance convincente na pele do Rei Eduardo I. Mesmo sendo o vilão do filme, o rei é mostrado como um líder nato, muito inteligente e sério, qualidades respeitáveis e marcantes do verdadeiro Eduardo I. O ator também traz uma ótima atuação tomando cuidado com os pequenos detalhes de seu personagem, como a tosse que faz referência a doença que mais tarde o mataria.

Coração Valente é um dos mais completos filmes épicos de Hollywood que, mesmo não sendo 100% verídico aos fatos, ainda sim homenageia o mito escocês com uma obra emocional e visualmente impecável, que influenciou outros longas como o próprio Gladiador, que mais tarde levaria também a estatueta de melhor filme na premiação.

Homem do Norte

Foto: Divulgação

O filme começa no século IX d.C. acompanhando a volta do Rei Aurvandil (Ethan Hawke) para sua família: a Rainha Gudrún (Nicole Kidman) e seu filho, o jovem príncipe Amleth (Oscar Novak/ Alexander Skarsgård). Porém logo após sua volta o rei é brutalmente assassinado por seu irmão Fjölnir (Claes Bang), na frente de seu filho. Depois de assistir sua mãe e seu povo serem tomados pelo assassino, Amleth resolve fugir se refugiando no mar, prometendo um dia se vingar.

O filme foca bastante na Mitologia Nórdica, rituais e profecias e traz uma verdadeira imersão nas tradições e costumes da Era Viking. Dessa forma os aspectos sobrenaturais ocupam uma grande importância no longa, principalmente a profecia em torno do príncipe Amleth. Porém esse aspectos místicos são colocados de maneira crível e convincente com o resto da trama, ajudando na imersão do espectador.

O roteiro é inspirado em um conto, o qual a princípio serviu como inspiração para o próprio William Shakespeare na hora de escrever uma de suas mais famosas obras: Hamlet. O filme tem um certo aspecto teatral, que pode ser visto principalmente em seus diálogos.

A história da vingança pessoal do príncipe também remete a diversas outras histórias como o filme Coração Valente (1995), dirigido e protagonizado por Mel Gibson e em GOT. Para além da trama parecida, a similaridade entre os filmes também está presente na brutal violência. Em Homem do Norte a violência é bem explícita e sangrenta com combates muito bem elaborados e coreografados. A forma como o diretor trabalha com a vingança é muito interessante, já que ela é exposta de maneira cíclica, visto que cada feito de Amleth gera consequências, de certa forma trazendo a frase violência gera violência para a tela.

A fotografia do filme impressiona com tons escuros e cinzentos que acabam dando mais destaque às violências sangrentas nas telas, além de gerar um sentimento de melancolia. A sonorização do longa também se destaca dando espaço para os sons da natureza e da respiração dos atores, o que aumenta ainda mais a tensão e o suspense.

Em relação às atuações todos os atores trazem grandes performances, e sotaques, para a tela, mas o grande destaque é o protagonista, vivido em sua fase adulta por Alexander Skarsgård. O ator traz uma conveniente e poderosa atuação, encarnando em diversos momentos uma verdadeira besta. O ator traz um personagem bruto mas extremamente ferido por seu passado que encontra como força sua vingança contra seu tio, história essa que lembra muito a nossa Arya Stark em Game of Thrones.

Ainda sim, O Homem do Norte é um épico Viking que cumpre as expectativas com um filme super imersivo que traz uma história  interessante  que, mesmo já vista em outras obras, consegue se reinventar e impressionar com impecáveis cenas de luta e ótimas atuações.

A Trologia Senhor dos anéis: Disponível Hbo Max e Amazon Prime

Foto: Divulgação

No mundo fictício da Terra Média o filme acompanha a história do hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood) que acaba se envolvendo em uma aventura após tomar posse de um anel. Então junto com a ajuda de seus amigos e o poderoso mago Gandalf (Ian Mckellen) Frodo é arrastado para essa jornada com o objetivo de derreter o anel na montanha em que ele foi criado para assim impedir que Sauron, a encarnação do mal, volte a dominar a Terra-Média.

A trilogia é baseada nos livros escritos por J.R.R. Tolkien conta uma épica história e traz uma maravilhosa jornada do herói, além de conseguir a difícil tarefa de adaptar um livro e não só agradar os fãs do livro em questão, mas também quem não leu.

O mundo criado por Tolkien ainda conta com personagens únicos e muito interessantes e performances convincentes  e sólidas de grandes atores como Sean Astin,  Sean Bean , Orlando Bloom, Cate Blanchett, Viggo Mortensen e muitos outros.

A montagem da trilogia também é muito bem elaborada, conseguindo juntar perfeitamente cada narrativa das mais de 9 horas de história, dando a sensação ao espectador de estar presente na aventura de Frodo. Os movimentos da câmera também ajudam nessa imersão parecendo seguir os personagens

A aventura, ainda, é recheada de grandes batalhas e lutas muito bem coreografadas e fluidas. Além disso, a direção também impressiona onde cada frame parece uma pintura, tendo uma ótima composição de luzes e sombras.

A trilogia ainda se consagrou na premiação do Oscar visto que o último filme, Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, não só recebeu a estatueta de melhor filme como também bateu recorde levando para casa 11 estatuetas. 

A trilogia lembra muito Game of Thrones por suas grandes batalhas, cheias de personagens, e seu ar fantástico trazendo criaturas mágicas e profecias. Além disso, a obra de Tolkien serviu de inspiração para o próprio George R. R. Martin para escrever “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

Por Carolina Genez com supervisão de Angela Luvisotto

Avatar

carolina.genez

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Exame identifica erros inatos da imunidade; conjunto de doenças é lembrado nesta semana

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Projeto vai ao Plenário nesta quarta (24), depois de ouvida a CCJ