30% dos caminhões abordados em operação da PRF-PR apresentaram pneus desgastados e problemas nos freios

 30% dos caminhões abordados em operação da PRF-PR apresentaram pneus desgastados e problemas nos freios

Foto: divulgação / PRF

Cerca de 30% dos caminhões abordados pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal durante a Operação Serra Segura apresentaram alguma irregularidade grave como pneus desgastados e problemas nos freios.

As ações de fiscalização ocorrem em diferentes pontos das principais estradas paranaenses desde 2014. Nesta semana, os trabalhos foram concentrados no Km 509 da BR-376, na altura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

O responsável pela comunicação social da PRF, Fernando Oliveira, explica que os agentes checam uma série de itens de segurança dos veículos.

Nas ações desta semana, 128 caminhões foram fiscalizados e foram registradas 66 infrações. As mais comuns foram veículos com pneus desgastados, problemas nos freios e no sistema de iluminação.

Segundo Fernando Oliveira, muitos motoristas prolongam o tempo útil das peças dos caminhões, adiando a manutenção.

Os caminhões devem seguir as recomendações dos fabricantes dos veículos mas, em média, a manutenção deve ser feita a cada seis meses. Não seguir a regra pode ocasionar acidentes graves nas estradas.

Dirigir um veículo em mau estado de conservação comprometendo a segurança nas vias públicas é considerada uma infração grave, com cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195 reais. A Operação Serra Segura ocorre em parceria com as concessionárias responsáveis pelos trechos pedagiados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem