PolíticaEleições 2016

30% dos curitibanos não se lembram em quem votou para vereador

Foto: reprodução / CMC
Foto: reprodução / CMC

30% dos curitibanos, ou seja, três de cada 10 eleitores, não se lembram em quem votaram para vereador. Os dados são de um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo. De acordo com a pesquisa, 45% dos eleitores garantem lembrar para qual candidato deram o voto. Já 24% dos curitibanos afirmam que não votaram em ninguém.  Segundo o pesquisador da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, um dos fatores deste “esquecimento” é a falta de critério ao escolher um candidato.

Em 2008, foi realizado o mesmo levantamento. Na época, mais de 28% dos eleitores curitibanos não se lembravam do voto para vereador. O mesmo aconteceu em 2013, 36% do eleitorado esqueceu o registro nas urnas. Segundo Murilo Hidalgo o processo de “esquecimento” deve se repetir.

Neste ano, Curitiba teve mais de mil candidatos ao Legislativo. No entanto, para o pesquisador, a relação entre a população curitibana e a Câmara Municipal ainda é distante.

A pesquisa entrevistou mais de 850 eleitores, 70 dias após as últimas eleições para a Câmara dos Vereadores. De acordo com o Paraná Pesquisas, a margem de erro é de 3,5 porcentuais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.