319 municípios paranaenses integram sistema nacional de segurança alimentar
Paraná é líder em números absolutos, representando 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais.
319 municípios paranaenses estão integrados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Na última sexta-feira (30) foram publicadas no Diário Oficial da União 85 novas adesões do sistema nacional, das quais 30 somente do Paraná.
A atualização coloca o estado como líder em números absolutos, representando 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais. A iniciativa é importante porque possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.
LEIA MAIS
A adesão ao Sisan, que é ligado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), também facilita que os municípios somem forças do poder público, entidades privadas e terceiro setor para a redução da fome, a partir da produção, reaproveitamento e distribuição de alimentos de forma mais sustentável e estruturada, como explica o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza.
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) tem atualmente 1.301 municípios. Em números absolutos, o Paraná é seguido pelo Maranhão, com 130 municípios, e Minas Gerais, com 107.
Reportagem: Marlon Santiago