36 pessoas morreram por choques elétricos no PR em 2021
Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.
Foto: Pixabay
36 pessoas morreram por choques elétricos no ano passado em todo o Paraná. Com o resultado, o Estado ocupa a sexta posição no ranking nacional. Os dados fazem parte do levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) divulgado recentemente. São Paulo é o estado com a maior parte dos acidentes envolvendo energia elétrica no país. Só no ano passado foram 59 casos. Na sequência, aparecem Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Com 297 casos, a maioria das ocorrências de acidentes elétricos se deu nas residências, com 190 acontecimentos em todo o país. Segundo o engenheiro eletricista, Fábio Amaral, as principais ocorrências que envolvem choque elétrico são registradas em casa.
Ainda de acordo com o levantamento, os números gerais subiram em relação aos de 2020, entretanto, os números de fatalidades com choque elétrico, apesar de representarem a maioria dos acidentes de origem elétrica, diminuíram. O engenheiro eletricista orienta que, em caso de choque, é necessário, se estiver em segurança, afastar a vítima do local que recebe a descarga elétrica e procurar atendimento médico.
A faixa etária de 31 a 40 anos é a mais propensa a choques elétricos em todos os estados, independe da profissão, com 215 óbitos de trabalhos não especificados. Chama a atenção o fato de os estudantes estarem mais sujeitos a acidentes, com 85 casos e 59 óbitos.
Reportagem Lorena Pelanda