CuritibaGeral

4 em cada 10 crianças de Curitiba não foram imunizadas

Segundo um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, apenas 60% das crianças de cinco a 11 anos foram vacinadas.

 4 em cada 10 crianças de Curitiba não foram imunizadas

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A baixa adesão à campanha de vacinação pediátrica contra a covid-19 preocupa as autoridades de Curitiba. Segundo um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, apenas 60% das crianças de cinco a 11 anos elegíveis para a primeira dose foram levadas aos postos de imunização. Últimos contemplados com a vacina anticovid, crianças e adolescentes estão mais expostos ao coronavírus e as internações nesta faixa-etária aumentaram sensivelmente nas últimas semanas.

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, reforça que a vacinação pediátrica é fundamental não apenas para evitar mortes, mas também para frear os casos graves e com sequelas:

Numa tentativa de melhorar a cobertura vacinal contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Curitiba mantém abertos os postos de imunização durante o período de Carnaval. As unidades abrem normalmente nesta terça-feira (1°) e na quarta-feira de cinzas (2), das oito da manhã às cinco horas da tarde. Essa também é uma chance para que adultos e adolescentes com doses em atraso coloquem a vacinação em dia:

Embora todos os adultos com 18 anos ou mais já devessem estar elegíveis para a dose de reforço, caso o cronograma de convocação tivesse sido respeitado, existe aqueles que sequer retornaram para a segunda dose. Segundo a prefeitura, 6% dos adultos que iniciaram a imunização não concluíram o esquema vacinal.

A secretária da Saúde, Márcia Huçulak, faz um apelo para que a população se atente ao cronograma e compareça às convocações.

Neste período de carnaval, onze unidades de saúde estão abertas para a vacinação contra o coronavírus, das quais nove aplicam os imunizantes para todos os grupos – crianças, adolescentes e adultos. Outras duas unidades funcionam com atendimento específico: a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho vacina a população a partir de 12 anos, incluindo adolescentes e adultos, e a Unidade de Saúde Mãe Curitiba aplica os imunizantes exclusivamente para as crianças de cinco a 11 anos.

A lista completa dos postos de vacinação está disponível no site da campanha Imuniza Já Curitiba (https://imunizaja.curitiba.pr.gov.br/).

Reportagem: Angelo Sfair

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cadeira Anfíbia: profissionais são capacitados para o uso do equipamento

Cadeira Anfíbia: profissionais são capacitados para o uso do equipamento

As cadeiras anfíbias permitem o acesso de pessoas com deficiência à areia e ao mar

Concursos públicos terão reforço nas linhas de ônibus em Curitiba

Concursos públicos terão reforço nas linhas de ônibus em Curitiba

Confira a lista completa das linhas que atendem os locais de prova neste domingo (27)

Expectativa de vida aumenta para 78,5 anos no Paraná

Expectativa de vida aumenta para 78,5 anos no Paraná

Com o censo populacional defasado, os dados ainda não consideram a pandemia do coronavírus

Obras afetam bairros de Curitiba e SJP na terça-feira

Obras afetam bairros de Curitiba e SJP na terça-feira

Segundo a Sanepar, o abastecimento de água deve ser afetado entre 8h e 20h