CuritibaGeral

4 em cada 10 crianças de Curitiba não foram imunizadas

Segundo um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, apenas 60% das crianças de cinco a 11 anos foram vacinadas.

 4 em cada 10 crianças de Curitiba não foram imunizadas

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A baixa adesão à campanha de vacinação pediátrica contra a covid-19 preocupa as autoridades de Curitiba. Segundo um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, apenas 60% das crianças de cinco a 11 anos elegíveis para a primeira dose foram levadas aos postos de imunização. Últimos contemplados com a vacina anticovid, crianças e adolescentes estão mais expostos ao coronavírus e as internações nesta faixa-etária aumentaram sensivelmente nas últimas semanas.

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, reforça que a vacinação pediátrica é fundamental não apenas para evitar mortes, mas também para frear os casos graves e com sequelas:

Numa tentativa de melhorar a cobertura vacinal contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Curitiba mantém abertos os postos de imunização durante o período de Carnaval. As unidades abrem normalmente nesta terça-feira (1°) e na quarta-feira de cinzas (2), das oito da manhã às cinco horas da tarde. Essa também é uma chance para que adultos e adolescentes com doses em atraso coloquem a vacinação em dia:

Embora todos os adultos com 18 anos ou mais já devessem estar elegíveis para a dose de reforço, caso o cronograma de convocação tivesse sido respeitado, existe aqueles que sequer retornaram para a segunda dose. Segundo a prefeitura, 6% dos adultos que iniciaram a imunização não concluíram o esquema vacinal.

A secretária da Saúde, Márcia Huçulak, faz um apelo para que a população se atente ao cronograma e compareça às convocações.

Neste período de carnaval, onze unidades de saúde estão abertas para a vacinação contra o coronavírus, das quais nove aplicam os imunizantes para todos os grupos – crianças, adolescentes e adultos. Outras duas unidades funcionam com atendimento específico: a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho vacina a população a partir de 12 anos, incluindo adolescentes e adultos, e a Unidade de Saúde Mãe Curitiba aplica os imunizantes exclusivamente para as crianças de cinco a 11 anos.

A lista completa dos postos de vacinação está disponível no site da campanha Imuniza Já Curitiba (https://imunizaja.curitiba.pr.gov.br/).

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Consumo e porte de drogas no Paraná cresce em 50%

Consumo e porte de drogas no Paraná cresce em 50%

Curitiba lidera o número de ocorrências envolvendo uso e porte de drogas, com 3.369 registros

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

O programa leva espetáculos para diferentes escolas da rede estadual de Curitiba e RMC

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

A artista carioca já expôs nos principais museus do Brasil e do mundo

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

O veículo com autonomia de 250 km tem capacidade para transportar 80 pessoas