5 mil vagas temporárias devem ser criadas no setor de comércio do Paraná no fim de ano

 5 mil vagas temporárias devem ser criadas no setor de comércio do Paraná no fim de ano

(Foto: Chico Camargo/CMC)

O comércio paranaense deve abrir mais de 5 mil vagas temporárias até o final do ano. O dado é de uma sondagem da Fecomércio, que mostra que 17% das empresas dos setores de serviços e comércio pretendem contratar. O número é a maior projeção de contratação dos últimos três anos.

Em 2017, a pretensão de vagas temporárias era de 13%; em 2016 foi de 16%, e em 2015, de 14%. A principal contratação deve ser para a de vendedor. A expectativa é que 49% das vagas sejam para esse cargo. Vagas temporárias para atendente geral devem responder por 12%, estoquista outros 9% e caixa 9%.

Segundo a coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, os resultados mostram um reflexo da melhora da economia que aconteceu ao longo do ano.

A sondagem também mostra que 70% das empresas devem permanecer com parte dos funcionários temporários. Outros 13% não descartam a possibilidade de efetivação, mas ainda não se decidiram, e 17% das empresas disseram não haver chances de efetivação.

Quase 50% das empresas irá contratar apenas um funcionário. Os estabelecimentos que planejam contratar até cinco colaboradores correspondem a 23% e os que pretendem contratar de seis e dez funcionários, são 3,4%. As empresas que abrirão mais de dez vagas somam 5,1%. Ainda há 18% dos gestores que não definiram o número de vagas temporárias.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem