NacionalServiços

5 produções para comemorar o Dia do Orgulho Nerd

O dia também é conhecido como “Dia da Toalha”

 5 produções para comemorar o Dia do Orgulho Nerd

Foto: Divulgação Neflix

Na última quarta-feira (25/05) foi comemorado o Dia do Orgulho Nerd. A data é destinada aos fãs de ficção científica, fantasia, games, histórias em quadrinhos e tudo entendido como cultura geek. O dia surgiu para comemorar dois grandes símbolos da comunidade nerd: o primeiro filme da saga Star Wars – Uma Nova Esperança, que foi lançado dia 25/05/1977 e o escritor Douglas Adams, autor dos livros Guia do Mochileiro das Galáxias. O dia também é conhecido como “Dia da Toalha” também em homenagem à Adams.

Confira abaixo 5 produções para comemorar a data:

Star Wars: Disponível no Disney Plus

Foto: Divulgação Disney Plus

Impossível fazer a lista sem começar com Star Wars, um dos maiores símbolos da cultura nerd. O primeiro filme da saga foi lançado 44 anos atrás. Star Wars foi um dos divisores de águas no cinema, tanto nas questões de sua produção, como na popularidade que os filmes atingiram, até hoje atraindo multidões e mostrando ótimos resultados de bilheteria. O filme, ao lado de Tubarão, marca o início dos Blockbusters.

A saga começa com a história do jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) que se vê envolvido numa verdadeira guerra intergalática quando seu tio (Phil Brown) compra os robôs C3PO (Anthony Daniels) e R2D2 (Kenny Baker) e encontra com eles uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), alertando sobre os planos do poderoso império liderado pelo temível Darth Vader (David Prowse, voz de James Earl Jones). Luke e Kenobi se juntam então ao mercenário Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca (Peter Mayhew) e partem para enfrentar as forças do mal.

O filme traz uma impecável jornada do herói com seu próprio universo, leis e personagens extremamente únicos. Além disso, o roteiro traz uma história que a princípio parece simples, traz uma das mais completas obras do cinema que vai se desenrolando e aprofundando ao longo da saga.  George Lucas também acerta sem muita enrolação no começo da obra, já jogando os telespectadores para dentro do universo, o que ajuda muito na ambientação.

O filme também se destaca por seus efeitos especiais, até pela época em que foi filmado. Os efeitos foram criados pela Industrial Light & Magic (ILM), que foi uma das empresas pioneiras de efeitos visuais e computação gráfica. A ILM foi fundada pelo próprio George Lucas em 1975 para a produção de Guerra nas Estrelas, para desenvolver a tecnologia que seria usada nas telonas para deslumbrar os espectadores dois anos depois.

Para além dos aspectos revolucionários da franquia, Star Wars é uma obra-prima do cinema que nasceu como um filme destinado aos jovens que cumpre com êxito sua função de divertir e entreter com uma maravilhosa jornada do herói que até hoje atrai cada vez mais fãs.

Nesta sexta ainda é lançado no Disney Plus a série do Obi-wan Kenobi protagonizada por Ewan Mcgregor que retorna ao papel interpretado na nova trilogia de star wars

De Volta Para o Futuro: Disponível no Star plus e Amazon Prime

Foto: Divulgação Prime Vídeo

O filme acompanha o jovem Marty Mcfly (Michael J. Fox) que tinha uma vida comum até que um dia o cientista maluco Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) cria uma máquina do tempo construída dentro de um carro delorean. Porém devido a algumas confusões Marty é obrigado a entrar na máquina do tempo e acaba viajando no tempo até o ano de 1955. Ao voltar para o passado, Marty acaba alterando o momento em que os pais se conheceram. Assim, para voltar para o futuro, o jovem precisa elaborar um plano para fazer com que os pais se apaixonem.

Esse é um dos mais icônicos filmes de viagem no tempo, até por conseguir explicar a viagem no tempo de maneira simples e com um linguajar descomplicado. O longa inclusive foi referenciado em diversas outras obras como Vingadores: Ultimato.

O roteiro é muito bem escrito e tem uma história bem envolvente que consegue prender a atenção do início ao fim. E mesmo tendo sido lançada a quase 40 anos atrás a trama não envelheceu, se mantendo ainda muito divertida. E parte disso foi garantida graças aos personagens super interessantes. Marty Mcfly é um protagonista que rapidamente conquista a empatia do público gerada pela ótima performance de Michael J. Fox. E o Dr. Brown é um dos mais divertidos personagens sendo extremamente explosivo, conseguindo cativa qualquer um

Com uma trilha sonora imortal escrita por Alan Silvestri, o filme revolucionou na época que foi lançado por conta de seus efeitos sonoros e consegue se sustentar até hoje.

Jogador número 1: Disponível na Hbo Max

Foto: Divulgação Hbo Max

O filme se passa em 2045 e acompanha Wade Watts (Tye Sheridan), um jovem que prefere a realidade do jogo virtual OASIS ao mundo real. O filme tem a sua reviravolta quando o criador do jogo morre e deixa sua enorme fortuna para a primeira pessoa que descobrir a chave de um quebra-cabeça que ele arquitetou. Para vencer, Watts precisa abandonar a existência virtual e experimentar a realidade.

O longa foi dirigido por Steven Spielberg e nada mais é do que uma homenagem à cultura nerd com diversas referências e easter eggs. O diretor é um dos grandes diferenciais do filmes, trazendo à vida uma obra divertida e marcante assim como seus outros filmes como E.T. – O Extraterrestre, Indiana Jones e Jurassic Park.

O filme, também, é baseado no livro de Ernest Cline e o próprio autor trabalhou no roteiro do longa o que garante uma ótima adaptação e com uma narrativa muito envolvente.

E um dos destaques do filme são seus efeitos especiais. Pela narrativa ter momentos em um mundo virtual o uso desse CGI é muito importante e ele não só cumpre seu papel mas impressiona pela enorme qualidade garantindo uma impecável ambientação.

A divertida aventura ainda conta com a trilha sonora de Alan Silvestri que além de harmônica com a história ainda traz um sentimento de nostalgia relembrando outros filmes como o próprio De Volta Para o Futuro.

A Trilogia Senhor dos anéis: Disponível Hbo Max

Foto: Divulgação Hbo Max

No mundo fictício da Terra Média o filme acompanha a história do hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood) que acaba se envolvendo em uma aventura após tomar posse de um anel. Então junto com a ajuda de seus amigos e o poderoso mago Gandalf (Ian Mckellen) Frodo é arrastado para essa jornada com o objetivo de derreter o anel na montanha em que ele foi criado para assim impedir que Sauron, a encarnação do mal, volte a dominar a Terra-Média.

A trilogia é baseada nos livros escritos por J.R.R. Tolkien conta uma épica história e traz uma maravilhosa jornada do herói, além de conseguir a difícil tarefa de adaptar um livro e não só agradar os fãs do livro em questão, mas também quem não leu.

O mundo criado por Tolkien ainda conta com personagens únicos e muito interessantes e performances convincentes  e sólidas de grandes atores como Sean Astin,  Sean Bean , Orlando Bloom, Cate Blanchett, Viggo Mortensen e muitos outros.

A montagem da trilogia também é muito bem elaborada, conseguindo juntar perfeitamente cada narrativa das mais de 9 horas de história, dando a sensação ao espectador de estar presente na aventura de Frodo. Os movimentos da câmera também ajudam nessa imersão parecendo seguir os personagens

A aventura, ainda, é recheada de grandes batalhas e lutas muito bem coreografadas e fluidas. Além disso, a direção também impressiona onde cada frame parece uma pintura, tendo uma ótima composição de luzes e sombras.

A trilogia ainda se consagrou na premiação do Oscar visto que o último filme, Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, não só recebeu a estatueta de melhor filme como também bateu recorde levando para casa 11 estatuetas.

Stranger Things: Disponível na Netflix

Foto: Divulgação Netflix

A série começa após o desaparecimento de um de seus amigos, o grupo formado por Mike, Lucas e Dustin resolve investigar os misteriosos eventos que assolam a pacata cidade de Hawkings.

A série foi lançada em 2016 e se destaca pelas referências à cultura pop e pela impecável ambientação dos anos 80. A história é recheada de surpresas mas ainda sim conta com uma narrativa descomplicada.

A série ainda conta com um elenco mirim muito talentoso composto por nomes como:  Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin e Noah Schnapp.

A quarta temporada da série foi lançada hoje (27) e conta com episódios de mais de uma hora. Os episódios foram divididos em 2 partes sendo a primeira lançada hoje e a segunda na próxima sexta-feira (01).

Por Carolina Genez com supervisão de Angela Luvisotto

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

PF realiza operação contra fraude bancária no Paraná e Goiás

PF realiza operação contra fraude bancária no Paraná e Goiás

De acordo com a investigação, a quadrilha é especializada em estelionato e documentos falsos

Reajuste na mensalidade escolar deve acompanhar inflação anual

Reajuste na mensalidade escolar deve acompanhar inflação anual

Tendência é que instituições acompanham variação de preços dos principais custos operacionais

Evento reúne especialistas para falar sobre o mercado de mídia

Evento reúne especialistas para falar sobre o mercado de mídia

2ª edição do Media Thinker Day será feita 100% on-line, na quinta-feira (29)