COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

O que fazer para fazer o negócio dar certo?

 50% de novas empresas são de empreendedores por necessidade

Imagem: reprodução

Nos últimos dois anos, quase a metade dos negócios abertos no Brasil ocorreram por falta de opção. Ou seja, cerca de 3 milhões de brasileiros não conseguiram empregos formais e encontraram no empreendedorismo a única alternativa para sobreviver financeiramente, conforme aponta levantamento do Sebrae.

Isso significa concorrência maior em todos os mercados e automaticamente uma necessidade desses empreendedores aprenderem rapidamente a promover seus negócios e não entrarem na estatística de que quase 50% dos negócios abertos no Brasil fecham em até três anos.

E aí nessa esteira vem a importância de os novos empresários conhecerem técnicas básicas para atrair clientes e fazer vendas em meio a um momento que o comportamento de consumo de vem mudando, principalmente em relação ao comércio eletrônico. O que se vê hoje são   menos pessoas entrando em lojas físicas e mais de 160 milhões de brasileiros usando as redes sociais todos os dias. A expectativa é que para os próximos cinco anos esse número aumente ainda mais.

Nesse sentido, o especialista em Marketing e Vendas para Micro e Pequenos Empreendedores, Wagner Lima, admite que a tarefa para se manter vivo e atraente no mercado não é fácil, mas é possível. Na sua avaliação, entendendo o público-alvo e tendo clareza sobre qual será a utilidade do produto ou do   serviço na vida do cliente, bastará então definir a estratégia a ser usada.

Em geral, os novos entrantes precisam estar no mundo digital e saber vender online. O especialista em vendas dá algumas dicas. A primeira é criar um perfil nas redes sociais e ativar os seus contatos. Agora, o fundamental é vender bem. E vender bem não significa falar bem do seu produto. É preciso despertar o interesse do cliente.   Outra dica é que cada negócio tem sua característica. Então não se deve comparar com o vizinho. Muitas vezes o que o outro faz não funciona para a sua empresa.

Confira a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin