60% das mulheres com empregos formais no Paraná estão no setor de serviços

 60% das mulheres com empregos formais no Paraná estão no setor de serviços

Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr

Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr

60% das mulheres com empregos formais no Paraná estão no setor de serviços, pouco mais de 21% estão no comércio, mais de 15% estão na indústria, 1% estão na agropecuária e menos de 1% estão na construção civil. Os dados são do Sistema Relatórios Dinâmicos Empoderamento das Mulheres – Trabalho e Valorização. A plataforma é feita em parceria do sistema FIEP com a ONU Mulheres.

O relatório também mostra que entre os anos de 2005 e 2017 a participação das mulheres no mercado de trabalho formal do Estado passou de 41% para 45%. Uma das áreas que mais tem tido crescimento de participação de mulheres é o mercado de tecnologia e aplicativos. A empresa de tecnologia Veltec, que desenvolve produtos para caminhões e ônibus de Londrina começou em 2005 com três mulheres trabalhando na empresa.

Atualmente são 49 mulheres que trabalham no local. Ana Carolina Sottana Padua está na empresa há mais de um ano e percebe o crescimento do papel feminino no setor.

A empresa trabalha principalmente com tecnologia para mobilidade. São mais de 900 clientes no Brasil. Ana Carolina diz que sempre se interessou por tecnologia e que por isso buscou atuar no setor.

Com relação a área de engenharias, a participação feminina aumentou 24% nos últimos cinco anos no Paraná. Dados do Crea mostram que as especialidades que mais atraem as mulheres são Engenharia Civil e Segurança do Trabalho. Somente no segmento de Engenharia Civil o aumento no número de mulheres foi de 33% entre 2014 e 2018.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem