76% dos ciclistas trocam a canaleta pela via calma

bicicletaO número de ciclistas que utilizam a canaleta dos ônibus na Av. Sete de Setembro diminuiu 76%. Os dados são de uma pesquisa do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com o coletivo de ciclistas Cicloiguaçu. O levantamento foi realizado entre agosto e outubro do ano passado, logo após o lançamento da Via Calma. A redução é em comparação com a frequência de bicicletas nas canaletas no ano de 2013. O número de atropelamentos na avenida também diminuiu 20% desde a implantação das ciclofaixas e do limite de velocidade de 30 km/h no trecho entre a Praça do Japão e a Av. Mariano Torres. Segundo o prefeito Gustavo Fruet, os resultados são sinal de que a Via Calma está cumprindo o propósito para o qual foi criada.

A Via Calma da Avenida Sete de Setembro tem trânsito compartilhado por carros, bicicletas e pedestres. Segundo a prefeitura, além de dar espaço para os ciclistas, o projeto investe em uma mudança de cultura, incentivando o uso de modais alternativos e tirando carros das ruas. O uso por motoristas é permitido com velocidade máxima de 30 km/h, buscando garantir uma circulação mais segura de outros modais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente