8 pessoas são presas em operação contra criminosos que monitoravam posto da PRF com câmera de longo alcance

 8 pessoas são presas em operação contra criminosos que monitoravam posto da PRF com câmera de longo alcance

Foto: divulgação PRF

Foto: divulgação PRF

Oito pessoas foram presas na Operação Saúva, da Polícia Federal, deflagrada nesta terça-feira (16). Foram cumpridos também onze mandados de busca e apreensão em Céu Azul, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, na região da fronteira do Paraná com o Paraguai.

O grupo se associava para atividades de apoio logístico para práticas ilegais, como o armazenamento de mercadorias, a disponibilização de olheiros, motoristas e de batedores. Muitos dos investigados já têm passagens por contrabando e descaminho, o que revela a dedicação exclusiva à prática criminosa. As investigações começaram no fim de 2017 e contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a PF, o grupo contava com uma câmera de monitoramento de longo alcance, instalada a 500 metros de um posto fiscal da PRF na BR-277, que liga o Oeste ao litoral do Paraná.

Os criminosos acompanhavam a rotina dos agentes em tempo real. Quando o grupo identificava que os policiais estavam fora do posto, a quadrilha orientava que os carros e caminhões seguissem viagem com os produtos contrabandeados. Eletrônicos e cigarros eram as mercadorias mais visadas pelos envolvidos.

Segundo a delegada Shirley Caselani Sitta, o monitoramento era oferecido para outras organizações criminosas.

A Polícia encontrou com os criminosos armas, munições, mercadorias, dinheiro e drogas. Ainda conforme as investigações, os criminosos têm relação com várias apreensões de mercadorias realizadas na região da fronteira. Eles também forneciam informações para quadrilhas de contrabandistas e de traficantes de drogas, e costumavam usar veículos furtados, roubados, com placas falsas ou clonadas, ou ainda adquiridos no mercado negro. O grupo vai responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, contrabando e descaminho.

Reportagem: Cleverson Bravo/Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem