ParanáEconomia

80% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães

Cerca de 87% dos entrevistados vai deixar para comprar o presente nesta semana

 80% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Neste ano, mais de 80% dos paranaenses pretendem presentar no Dia das Mães. O dado consta em pesquisa elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR. O levantamento aponta, ainda, que menos de 1% dos entrevistados ainda não sabe se vai comprar algo, e quase 19% não vai presentear. O principal motivo, para 66% dos entrevistados, é mãe ausente ou falecida.

O Rodrigo Schmidt, coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, analisa que os números trazem otimismo para o comércio, ainda mais diante da segunda data mais importante para as vendas.

Na análise do total de entrevistados por gênero, 41% que vão presentear são homens e 39% são mulheres; já quando observamos somente os que vão presentear por faixa de renda, a maioria está de mais de 2 até 5 salários mínimos (48,8%). A pesquisa de preços é essencial para 63% dos entrevistados, dos quais quase 44% pesquisam pela internet e 19% pessoalmente nas lojas.

O economista destaca que a pesquisa alertou para um comportamento histórico: o movimento concentrado no comércio. Cerca de 87% dos entrevistados vai deixar para comprar o presente nesta semana e 28% comprarão no sábado (7).

Entre os tipos de presente, a preferência fica para as Roupas/Bolsas/Calçados e Perfumes/Cosméticos que permanecem na liderança. Talvez pelo distanciamento causado pela pandemia, muitos irão presentear com dinheiro, percentual que cresceu: de 3,6% passou a 10,3%, passando a ser a 3ª opção de presente.



Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666