ParanáEconomia

80% dos paranaenses têm dívidas com cartões de crédito

Endividamento atinge quase 92% da população; números compõem pesquisa da Fecomércio PR

 80% dos paranaenses têm dívidas com cartões de crédito

Imagem ilustrativa

O cartão de crédito segue como a principal dívida de 80% dos paranaenses, mesmo com juros mais altos. É o que revela pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e se refere a abril. No mês anterior, a utilização do cartão de crédito estava em 79,8% entre as famílias pesquisadas, ficando praticamente no mesmo patamar.

O levantamento apontou ainda que quase 92% da população do Paraná está endividada – a primeira alta depois de três meses de queda (Jan/22, 93%; Fev/22, 92,3%; Mar/22, 91%). Segundo o coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, este foi o maior nível de endividamento das famílias paranaenses para o mês de abril desde 2010.

Apesar da alta no número de famílias endividadas, a quantidade que afirmou não ter condições para pagar as contas em atraso caiu pelo segundo mês consecutivo: Jan, 7,6%; Fev, 8,8%; Mar, 8,6%; Abr, 8%. Além disso, o tempo médio de pagamento em atraso subiu pelo 2º mês consecutivo e ficou em 65 dias. Dentre as famílias inadimplentes, 51% estão com as contas atrasadas acima de três meses.

No Brasil, quase 78% da população está endividada. Já a inadimplência, ou seja, quando há dívidas ou contas em atraso, atingiu quase três em cada dez famílias brasileiras (28,6%), no mês de abril.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades