Política

Uso do celular em agências bancárias é aprovado

Vereadores voltam a discutir projeto nesta terça (21)

 Uso do celular em agências bancárias é aprovado

Imagem: Reprodução/ Pixabay

Foi aprovado em primeira votação nesta segunda-feira (20), o projeto de lei que propõe o fim da proibição do uso do celular nos bancos. Foi uma votação apertada com 14 votos favoráveis, 13 contrários e seis abstenções.

Veja mais:

A justificativa da proposta aponta que a proibição dos equipamentos se tornou obsoleta. O item chegou a entrar na pauta da Câmara Municipal de Curitiba, no mês passado, mas teve a discussão adiada para que os parlamentares tivessem mais tempo para estudar o tema.

A proibição do uso de celulares em agências bancárias foi instituída por uma lei municipal, em 2010. O objetivo era aumentar a segurança e frear o golpe conhecido como “saidinha de banco”, registrado com frequência naquela época.

Por meio do uso de celulares, criminosos que estavam dentro das agências se comunicavam com os comparsas que estavam do lado de fora. Eles observavam os clientes para procurar possíveis vítimas. Entre elas, pessoas que haviam sacado grandes quantias em dinheiro ou que haviam recebido em espécie benefícios como aposentadorias, pensões e seguros.

A vereadora Amália Tortato (NOVO), autora do projeto em discussão, argumenta que o cenário atual é diferente. Segundo ela, o celular agora é usado como uma ferramenta extra de proteção:

Em audiência pública, na semana passada, o Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana se posicionou de forma contrária ao fim da restrição. Segundo a entidade, permitir o uso de celulares dentro das agências bancárias facilita a atuação de criminosos.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), se posicionou a favor da lei que revoga a proibição. O projeto volta para discussão e segunda votação na Câmara Municipal de Curitiba nesta terça-feira (21).

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Frederico Machado