CuritibaGeral

Adolescente de Curitiba é investigado por liderar quadrilha de cibercrimes

Segundo a polícia, o grupo negociava 20 milhões de acessos no Poder Judiciário e polícias

 Adolescente de Curitiba é investigado por liderar quadrilha de cibercrimes

Foto ilustrativa/Freepik

Um adolescente de 14 anos, morador de Curitiba, é apontado como o líder de um grupo criminoso especializado na venda de logins e senhas de sistemas do Poder Judiciário e das polícias brasileiras. Em depoimento, o jovem confirmou ser o criador de um programa de computador que permite o acesso a qualquer site público ou privado. O caso foi revelado pelo Fantástico, da TV Globo. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, o adolescente teria afirmado que acessou os sistemas por curiosidade, mas outros membros do grupo vendiam as informações sigilosas por até R$ 1 mil.

As autoridades ainda apuram de que forma essas informações vendidas comprometiam o serviço público. Uma apuração inicial apontou que o adolescente tinha acesso a 20 milhões de logins e senhas. Entre os acessos, estão mais de 3 mil do Tribunal de Justiça de São Paulo, mil e 500 da Polícia Militar de São Paulo, 500 da Polícia Federal, cerca de 150 do Exército e 89 do Ministério Público de São Paulo. A suspeita é de que, com os logins e senhas, os criminosos podiam alterar informações sensíveis — como, por exemplo, declarar que um investigado estava morto ou alterar um pedido de condenação do MP pelo acolhimento de teses de defensores.

Veja mais:

O adolescente de Curitiba, de 14 anos, foi identificado durante as investigações contra outro menor de idade, de 17 anos, morador da região de São José do Rio Preto, no interior paulista. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, o grupo criminoso se formou em comunidades que debatiam jogos eletrônicos pelo aplicativo de mensagens Discord, popular entre jovens. As informações sigilosas eram armazenadas em servidores na nuvem, com conexões protegidas para dificultar o rastreamento e a origem dos dados. Os adolescentes devem responder pelas infrações nos termos definidos pela ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os pais também podem ser responsabilizados e multados em até 20 salários mínimos.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

A intervenção faz parte do cronograma contratual de melhorias iniciais da concessionária

Festival de Bisteca Fiorentina é destaque de restaurante de Curitiba

Festival de Bisteca Fiorentina é destaque de restaurante de Curitiba

A casa vai oferecer um menu com entrada, prato principal com acompanhamento e sobremesa