CuritibaGeral

Saúde de Curitiba emite alerta para cuidados com a leptospirose

Doença aumenta em épocas de chuvas com riscos de alagamentos

 Saúde de Curitiba emite alerta para cuidados com a leptospirose

Foto: Gilson Abreu/ AEN

Devido a grande quantidade de chuva, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba emitiu alerta, hoje (terça-feira, 11), para a ocorrência de casos de leptospirose. O risco de alagamento e enchentes aumenta, o que pode resultar em infecções com a água suja.

A capital registrou, até esta terça (17), 69 casos da doença. Desde 2019, foram confirmadas 23 mortes causadas por complicações da leptospirose.

A doença é causada pela urina de animais que vivem em locais insalubres, como o rato, por exemplo, principal portador da bactéria leptospira. A urina do roedor, em contato com a água, e, posteriormente, com algum ferimento na pele, pode ser letal.

Para o diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba, Alcides de Oliveira, o primeiro sinal de alerta é o próprio contato com a água suja.

Em caso de sintomas, o primeiro atendimento pode ser feito pela Central Saúde Já. O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras indicações, que devem ser orientadas por um médico.

Cuidados

Para evitar a doença, é necessário que o cuidado com entulhos em quintais ou terrenos baldios seja ampliado. Ter cuidado com a água ingerida ou que entra em contato com a pele e lavar os alimentos também são medidas eficazes. Não existe uma vacina contra a leptospirose no Brasil.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Bairros de Curitiba e Colombo podem ter falta de água

Bairros de Curitiba e Colombo podem ter falta de água

Abastecimento será reestabelecido até meio dia de domingo (29)

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

A intervenção faz parte do cronograma contratual de melhorias iniciais da concessionária