PolíticaCidadania

‘Bares não são inimigos da sociedade’, afirma empresário

Debate na Câmara ouviu demanda de representantes do setor que pedem por renovação das leis

 ‘Bares não são inimigos da sociedade’, afirma empresário

Foto: divulgação

Um grupo de trabalho será formado na Câmara de Curitiba para discutir demandas de bares, músicos e produtores. Os empresários do setor pedem por menos burocracia e flexibilização da legislação, que para eles tem trechos obsoletos. Os temas fizeram parte de debate no início da semana no Legislativo. A principal reclamação dos representantes do setor foi a forma é feita a Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana), promovida pela Polícia Militar em parceria com outros agentes, como a Secretaria de Urbanismo e Guarda Municipal.

Na avaliação do empresário Fredy Ferreira, as abordagens chegam a ser truculentas. Além disso, ele afirma que a legislação da cidade não tem acompanhado o comportamento do curitibano, que mudou nos últimos anos.

Segundo o empresário Felipe Petri, o convênio entre Estado e Município para fiscalizações no modelo da Aifu venceu em 2021 e “não previa prorrogação”, fazendo com que as atuais ações da prefeitura, com a participação da PM, não estejam amparadas legalmente.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR) também participou do debate. Luis Fernando Menuci afirmou que a entidade a importância da Aifu, mas pediu que a fiscalização “seja mais tranquila”.

Convidada a enviar representantes para ouvir as demandas do segmento e direcionar respostas, a Prefeitura de Curitiba participou da discussão. O secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, afirmou que o momento é importante para ouvir as demandas e explicou que a atuação da Aifu é coordenada pela Polícia Militar.

Já a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização, Erica Costa, reconheceu que a legislação precisa ser reformulada, em especial Lei da Perturbação do Sossego.

Conforme a Câmara, como encaminhamento, será formado um grupo de trabalho com os vereadores que propuseram o debate e o coletivo, para estudar uma nova legislação com o objetivo de solucionar as dificuldades apresentadas pelos comerciantes. A ideia é que este grupo mantenha um diálogo com a prefeitura

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Eleições: Paraná divulga sobre Lei Seca na próxima semana

Eleições: Paraná divulga sobre Lei Seca na próxima semana

Estados brasileiros têm autonomia para aderir a proibição e distribuição de bebidas

Ex-governadora Cida Borghetti tem celular furtado no Batel; veja vídeo

Ex-governadora Cida Borghetti tem celular furtado no Batel; veja vídeo

Ela estava na calçada quando um ciclista passou e arrancou o aparelho

92% dos paranaenses dizem lembrar em quem votaram para prefeito

92% dos paranaenses dizem lembrar em quem votaram para prefeito

Pesquisa do DataCenso consultou memória em relação ao pleito de 2020