COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Além da gestão ambiental, relatório prioriza 57 indicadores

 Grupo Marista apresenta relatório de sustentabilidade

Crédito divulgação

Nos últimos anos, a temática ESG vem ganhando destaque no mundo dos negócios, sendo considerada um importante fator de valorização das empresas. E, hoje, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Grupo Marista, está apresentando o seu relatório de Sustentabilidade, que vai além da gestão ambiental. Nele estão incluídos os avanços nas agendas racial, de liderança feminina e de inclusão de pessoas com deficiência, além de projetos de impacto social, geração de valor compartilhado e promoção do desenvolvimento sustentável.

O Grupo Marista, que engloba a PUCPR, os hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat e a FTD Educação, conta com mais de 7 mil colaboradores e atua em quatro estados do país.

Em 2023, o Grupo Marista definiu a Política ESG, priorizando 57 indicadores estratégicos que serão implementados gradualmente nos próximos anos, a partir da gestão ambiental, promoção do desenvolvimento sustentável, impacto social, geração e valor compartilhado, e desenvolvimento das Frentes de Missão.

Na avaliação do CEO do Grupo, Maurício Zanforlin, o fortalecimento das práticas em ESG potencializa a atuação da instituição, que avança de forma mais sólida rumo ao desenvolvimento sustentável.

Para consolidar a gestão ambiental, o Grupo Marista tem implementado iniciativas focadas tanto em eficiência energética quanto em gestão de resíduos em todas as suas áreas de atuação. Entre as principais diretrizes estão a eficiência hídrica, a transição energética e a redução no desperdício. Além disso, o Grupo busca ecoeficiência em suas unidades com o objetivo de minimizar o impacto ambiental.

Qual o foco do relatório de sustentabilidade dado aos colaboradores e clientes do Grupo Marista?

Há dois anos, a instituição criou a “Jornada de Evolução Cultural”, que tem como foco avançar para uma gestão cada vez mais digital e ágil, além de priorizar a qualidade das entregas aos clientes. Para isso, estão sendo investidos tempo e recursos em tecnologia e processos e, principalmente, no desenvolvimento e engajamento dos colaboradores.

Em 2023, o Grupo Marista realizou mais de 15 iniciativas no tema, movimentando toda a organização. Segundo o CEO do Grupo, a jornada estabelece objetivos de longo prazo, sempre com foco na perenidade do negócio para o futuro. Uma mudança cultural dessa magnitude é demorada, requer muita energia e foco. Mas, de acordo com Zanforlin, o grupo tem plena convicção de que isso garantirá sustentabilidade tão almejada.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin