A cada hora, duas Fake News são publicadas em páginas brasileiras do Facebook, aponta estudo

 A cada hora, duas Fake News são publicadas em páginas brasileiras do Facebook, aponta estudo

A cada hora, duas notícias falsas são publicadas em páginas brasileiras no Facebook. A estatística é o desdobramento de uma pesquisa da Universidade Positivo, em parceria com a rede social norte-americana. De 2010 a 2020, foram contabilizadas 206 mil publicações em páginas consideradas como disseminadoras de conteúdo falso, pelo Congresso Nacional. O número corresponde a uma média de 57 Fake News por dia publicadas na rede, ou pouco mais de duas notícias falsas a cada hora.

Para o professor do mestrado em Direito da UP e coordenador da pesquisa, Eduardo Faria Silva, a análise dos dados foi realizada a partir de informações públicas, compiladas e disponibilizadas aos pesquisadores, pela rede social.

A pesquisa tenta entender a influência das chamadas Fake News, no processo eleitoral brasileiro. Foram 27 páginas analisadas, todas listadas pela CPMI das Fake News como propagadoras de conteúdo falso. Em 10 anos, o número de interações nestas páginas superou os 250 milhões. Para o coordenador do estudo, os números ajudam a entender o papel das notícias falsas na democracia brasileira.

O acesso dos pesquisadores aos números, somente foi possível a partir de uma parceria da universidade, com o próprio Facebook. No ano passado, os pesquisadores participaram de um edital específico da rede social, como explica o coordenador.

Até o momento, o grupo já publicou dois relatórios parciais. Um que analisa o número de interações nas páginas de Fake News; e outro, que traça um perfil histórico do comportamento destas páginas, ao longo dos anos e, especialmente, nos períodos eleitorais.

A pesquisa teve início no ano passado e a promessa é que a partir de agosto, os pesquisadores publiquem um relatório por mês, com uma temática diferente, a partir dos dados obtidos.

Confira os gráficos com as principais conclusões do estudo:


Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem