A uma semana do carnaval, etanol tem alta de até 30 centavos em postos de Curitiba

 A uma semana do carnaval, etanol tem alta de até 30 centavos em postos de Curitiba

(Foto: Ana Flavia Silva/BandNews Curitiba)

(Foto: Ana Flavia Silva/BandNews Curitiba)

O preço do etanol em Curitiba está variando entre R$ 2,76 e R$ 3,10. Esses são os valores encontrados no programa Nota Paraná, que registra as notas fiscais emitidas nos postos. Segundo o Sindicombutíveis Paraná, somente na última semana o valor do etanol nas usinas foi reajustado em 6,36%.

No acumulado de fevereiro, até o dia 22, o etanol já soma altas de 21,91% nas usinas produtoras. O Sindicato afirma que as companhias distribuidoras, de maneira geral, repassam as altas da Petrobras “com grande agilidade”, enquanto as baixas demoram para ser repassadas. Esse aumento repentino surpreendeu os consumidores.

O motorista de aplicativo Emerson Luis Mendes costuma abastecer o carro em média três vezes na semana. Ele conta que em um dos postos em que é sempre abastece, no bairro Pilarzinho, o preço na bomba de combustíveis subiu da noite para o dia.

A gasolina e o diesel também sofreram reajustes. Nas refinarias, a gasolina chegou a registrar sete aumentos só no mês de fevereiro, chegando a 11%, enquanto o diesel subiu 3,5%. O técnico em automação Aloizio Filipaki Júnior também notou as variações.

O aumento do consumo pode explicar a alta dos preços. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o consumo o consumo de gasolina caiu de 44,15 bilhões de litros para 38,35 bilhões de litros, entre 2017 e 2018, fortalecendo a demanda por etanol.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem