Abandono de animais aumenta 50% com chegada das férias

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Com a chegada das férias e das festas de fim de ano, aumenta em até 50% o número de abandono de animais em Curitiba. Para conscientizar e combater esse tipo de crime, neste mês é realizada a campanha Dezembro Verde. A ação visa conscientizar a população sobre a guarda responsável dos pets, evitar maus tratos e abandono de animais.

Em média, são vinte denúncias de maus-tratos e comércio irregular que chegam diariamente na Rede de Proteção Animal de Curitiba, da Prefeitura. O especialista em comportamento pet, Alexandre Rossi afirma que, em alguns casos, o animal é dado de presente de Natal e a pessoa não está preparada para cuidar adequadamente do bichinho.

Ele afirma que nesta época do ano aumenta também o número de cães que fogem de casa, principalmente por causa do medo dos fogos de artificio que assustam os animais.

As denúncias de maus-tratos e abandono podem ser feitas pela Central 156, da Prefeitura. A pena pode chegar a três meses a um ano de prisão e multa. Em novembro, o prefeito Rafael Greca anunciou que o Natal deste ano tem fogos de artificio silenciosos. Na Câmara Municipal de Curitiba há também um projeto de lei em discussão, da vereadora Fabiane Rosa, para que se proíba fogos de artifício com barulho na capital paranaense.

Reportagem: Lorena Pelanda

Comments

  1. É essencial que aprendemos isso tem animais que naturalmente são animais extremamente domésticos, no caso o cão, o gato, eu creio que ele estejam encaixados nesta condição, por tanto somos nós que temos que aprender a ter esse tipo de consciência. Eu tem gatos e cachorros que eu adotei em condição desumana de ver… Não me arrependo, estou feliz com eles e dependendo da situação do animal me sensibiliza muito vê-los desamparados com um agravante maior abandonados em beiras de BR sendo destroçados por carros violentamente sem nenhum tipo de compaixão é isso.

  2. Muito tiste o abandono de uma mascota, assim a humanidade se revela, mas a lei do retorno está aí pra dar a cada qual o que merece. 😉

    Genial a proposta da vereadora Fabiane, estou torcendo pra que seja aprovada essa lei, afinal o bonito dos fogos é a imagem, o ruído é desagradável pra todos, sobra no contexto geral de uma comemoração, é super incômodo.

    #fogossemruido

    #fogossilenciosos

    #espetáculodaimagem

    #+respeitoaosanimais

    .