Abandono de animais cresce até 65% no fim do ano

 Abandono de animais cresce até 65% no fim do ano

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O abandono de animais de estimação cresce até 65% nesta época do ano no Paraná. Por conta das férias e festas de fim de ano, algumas pessoas abandonam os animais para viajar. Para conscientizar a população, várias ações são realizadas durante o Dezembro Verde. Uma delas é da Prefeitura de Curitiba. Depois de ser abandonado, resgatado, castrado e vacinado, o cãozinho Edi ganhou a missão de ser estrela de uma campanha em defesa dos animais. Totens com imagens do animal, que pode ser adotado, serão distribuídos em espaços da Prefeitura com grande circulação de pessoas.

Segundo o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, também há algumas pessoas que pegam um animal nesta época do ano por impulso e não tem condições de cuidar adequadamente.

O Centro de Referência para Animais em Situação de Risco tem 40 cães e 15 gatos à espera de uma nova família. Edson afirma que durante as festas de fim de ano o centro vai ficar aberto, para permitir maior número de adoções.

O Centro fica na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, na CIC, e vai funcionar das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, em regime de plantão, neste final de dezembro e início de janeiro. O abandono de animais é crime e a pena é de três meses a um ano de detenção e multa.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem