Ação do MPF apura impactos de cortes em instituições de ensino pelo país

 Ação do MPF apura impactos de cortes em instituições de ensino pelo país

Foto: Secom/PGR

Foto: Secom/PGR

O bloqueio orçamentário e a extinção de cargos e funções impostas pelo governo federal a estabelecimentos de ensino em todo o país levaram o Ministério Público Federal a promover nesta quarta-feira (15) uma ação coordenada em todo o Brasil. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão escolheu o mesmo dia da paralisação nacional de instituições federais de ensino para lançar o que chamou de “Dia D em Defesa da Educação”.

A partir da iniciativa, Procuradorias da República em pelo menos 17 estados, nas cinco regiões do Brasil, instauraram procedimentos para apurar os impactos ao corte de 30% das verbas de custeio para instituições federais. O congelamento atinge dois bilhões de reais dos recursos das universidades.

Na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público do Paraná foi instaurado um inquérito civil a partir do qual foram expedidos ofícios à Universidade Federal do Paraná (UFPR), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e ao Instituto Federal do Paraná (IFPR). Outras vinte instituições em todo o Brasil já foram acionadas.

No pedido, o MPF solicita que seja informado se as medidas do Decreto do Governo Federal resultaram na extinção de cargos em comissão e funções de confiança naquele estabelecimento, e se o fim desses postos atinge negativamente atividades administrativas e acadêmicas.

Além do pedido de informações a universidades, institutos federais e unidades de educação básica, as Procuradorias da República também encaminharam ofícios ao Ministério da Educação e da Economia. Os dois órgãos do governo federal terão um prazo de 15 dias para apontar as razões que levaram ao corte no orçamento de cada uma das instituições de ensino e se as pastas realizaram estudo prévio sobre o impacto na qualidade e na continuidade do ensino prestado.

Reportagem: Thaissa Martiniuk/ Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem