Acidentes fatais com choques elétricos superam mortes por dengue em todo o país

 Acidentes fatais com choques elétricos superam mortes por dengue em todo o país

As mortes por choques superam os óbitos por dengue no país. De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, a Abracopel, entre 2015 e 2019, foram pouco mais de duas mil e 900 mortes por dengue em todo o país, enquanto durante esse mesmo período, os acidentes fatais que envolvem eletricidade foram 3.585. A maioria das ocorrências foi causada por choques elétricos, com 3.125 casos. Em seguida, aparecem incêndios e descargas atmosféricas. O Paraná é o nono Estado com mais mortes ocasionadas por choque elétrico e incêndios por curto circuito. A faixa etária com mais vítimas foi a dos 31 e 40 anos. Durante todo o ano passado, foram 33 mortes registradas no Estado. Segundo o engenheiro eletricista, Fábio Amaral, o levantamento mostra que os principais acidentes foram dentro de casa.

O fio partido em instalações elétricas foi o maior vilão dos acidentes, somado a instalações precárias como tomadas sem tampas, cabos sem isolamento, fios expostos que podem ser tocados e gerar a descarga fatal.

Um fato que chama muito a atenção foi o número de acidentes envolvendo carregadores de celulares, com 15 mortes no Brasil, sendo duas delas no Paraná.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem