Acidentes matam um jovem a cada 14 horas no Paraná

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Quase dois jovens morrem vítimas de algum tipo de acidente a cada dia no Paraná. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2011 a 2015, mais 3.100 pessoas entre zero e 19 anos morreram dessa forma, sendo 2015 o ano mais recente no que se refere à apuração da mortalidade dessa população. O que leva a uma média de uma vida perdida a cada 14 horas no Estado. De olho nesse problema, o programa “Angelino – o anjinho distraído” nasceu para chamar a atenção dos próprios jovens a respeito dos muitos riscos a que eles estão sujeitos. E os resultados já começaram a aparecer, segundo o publicitário Renato Cavalher, idealizador da iniciativa.

Ele fala ainda sobre outros impactos do programa.

Principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo, os acidentes causam aproximadamente 800 mil óbitos por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Só no Brasil, o Datasus estima cinco mil mortes por ano e mais de 100 mil internações hospitalares. O levantamento do Ministério da Saúde mostra ainda que as ocorrências envolvendo o transporte respondem pela maioria dos registros (67%), seguidas pelos casos de afogamentos (14,7%), sufocação (11,2%), queimaduras (3%), e quedas (2,9%).

O programa surgiu há cerca de 10 anos e os estabelecimentos de ensino que decidem adotar a iniciativa passam por uma série de etapas. Isso inclui desde vistorias nas instalações para identificar oportunidades de melhorias na infraestrutura, passando pela capacitação dos educadores e o treinamento dos alunos com atividades educativas até o contato com as famílias das crianças por meio de palestras e eventos. Vale lembrar que a ideia de participar os jovens é apenas para que eles identifiquem os riscos, e não transferir para eles a responsabilidade dos pais. E é importante ressaltar que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples, como a instalação de protetores nas quinas de móveis e nas tomadas, entre outras coisas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem