ACP propõe mudanças no horário de funcionamento do comércio

 ACP propõe mudanças no horário de funcionamento do comércio

(Foto: divulgação)

A Associação Comercial do Paraná (ACP) apresentou à Prefeitura de Curitiba uma proposta para flexibilizar o horário de funcionamento do comércio na capital paranaense. A entidade argumenta que as mudanças têm potencial para trazer benefícios para empresários, consumidores e para a mobilidade urbana, reduzindo a concentração de passageiros nos horários de pico do transporte coletivo.

A carta assinada pelo presidente da ACP foi encaminhada ao prefeito Rafael Greca e ao vice, Eduardo Pimentel, além do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma.

O presidente da ACP, Camilo Turmina, diz que o objetivo da carta é propor a abertura do diálogo para a construção de uma nova proposta. Ele afirma que recebeu o presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), Maurício Gulin, que relatou as dificuldades da operação.

Apesar da queda do número de passageiros que utilizam o transporte coletivo, a frota precisa ser dimensionada considerando os horários de pico, nos quais há superlotação. Essa distorção, segundo a ACP, impacta negativamente o cálculo da tarifa.

Camilo Turmina cita como exemplo cidades como Foz do Iguaçu (PR) e Aracaju (SE), que adotaram o escalonamento do horário de funcionamento de serviços públicos e privados com o objetivo de diluir os passageiros do transporte e um intervalo maior de tempo.

O Executivo ainda não se manifestou sobre a proposta.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba