PolíticaGeral

Ademar Traiano compara invasão à Assembleia ao 8 de janeiro

Na segunda-feira, manifestantes contrários ao projeto de terceirização da gestão de escolas invadiram a Alep

 Ademar Traiano compara invasão à Assembleia ao 8 de janeiro

Foto: reprodução/Instagram

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano, afirmou que a punição a manifestantes que invadiram a Alep deve ser a mesma aplicada aos invasores dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.

Veja mais:

A afirmação foi dada durante uma entrevista à reportagem da BandNews FM. Na segunda-feira (3), manifestantes contrários ao projeto de terceirização da gestão de escolas estaduais entraram na Assembleia após derrubarem o portão da entrada principal. Houve confronto com a Polícia Militar.

Na avaliação de Traiano, é preciso punir com base nas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para indicar responsáveis, o serviço de Inteligência do Governo do Paraná foi acionado e acompanhou a movimentação. Um relatório será feito também com informações dos prejuízos financeiros. Sobre a ocupação do plenário, Traiano explicou que havia um acordo para permitir que cerca de 300 manifestantes e sindicalistas acompanhassem a sessão no plenário.

Mas diante da ocupação, pouco antes do início da sessão de segunda-feira (3), os parlamentares optaram por discutir o projeto de forma remota. A medida foi adotada por questão de segurança.

Traiano também foi questionado sobre o forte policiamento dentro e fora do prédio da Assembleia Legislativa no dia da invasão. Segundo ele, a polícia foi acionada para defender o bem público e a orientação era de que não houvesse confronto.

O projeto de lei que propõe o repasse da gestão administrativa e financeira de 200 escolas da rede estadual para a iniciativa privada a partir de 2025 foi sancionado pelo governador Ratinho Junior logo após a aprovação do texto na Assembleia Legislativa.

Após o resultado da votação, a entidade que representa os professores decidiu manter a greve da categoria. Eles reivindicam a abertura de uma mesa de negociação sobre os itens da pauta da greve.

Sobre a entrevista, a APP-Sindicato afirma que a “manifestação de terça-feira não teve nada parecido com o dia 8 de janeiro. Aqui foram educadores(as) lutando em defesa da escola pública. A própria determinação do governador Ratinho Jr de fazer o PL 345 em regime de urgência evidencia a falta de disposição para debater o projeto democraticamente”. 

Reportagem: Bárbara Hammes e Vanessa Fontanella

Avatar

Paula Duraes

Ex-governadora Cida Borghetti tem celular furtado no Batel; veja vídeo

Ex-governadora Cida Borghetti tem celular furtado no Batel; veja vídeo

Ela estava na calçada quando um ciclista passou e arrancou o aparelho

92% dos paranaenses dizem lembrar em quem votaram para prefeito

92% dos paranaenses dizem lembrar em quem votaram para prefeito

Pesquisa do DataCenso consultou memória em relação ao pleito de 2020

Líder do Governo na Assembleia Legislativa é internado

Líder do Governo na Assembleia Legislativa é internado

Hussein Bakri (PSD) apresentou um quadro de diverticulite