Administradora do DPVAT orienta segurados para não se tornarem vítimas de fraudes

Imagem / reprodução

A Seguradora Líder, que administra o DPVAT, avisa aos motoristas sobre a possibilidade de fraude ao emitir o boleto de pagamento do seguro obrigatório. O prazo para quitação do DPVAT começou ontem (quarta, 10) e ao fazer a emissão do documento pelo site da seguradora, um alerta aparece na tela, pedindo que o motorista confira algumas sequências numéricas para garantir que o boleto emitido seja o oficial da seguradora.  A mensagem diz que “o sistema de pagamentos vem sofrendo com a ação de um vírus de computador que adultera o boleto no momento da emissão, fazendo com que o dinheiro do pagamento seja desviado para terceiros”. Segundo o Diretor de Planejamento, finanças e administração da Seguradora Líder, Milton Bellizia Filho, o aviso busca trazer segurança para que o usuário não corra riscos no ambiente digital.

Milton destaca que não há registro de fraudes no site da Seguradora. O DPVAT é um seguro obrigatório que prevê indenização em caso de acidentes de trânsito que resultem em morte ou invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares comprovadas.

O prazo para pagamento do DPVAT acompanha as datas de vencimento do IPVA, que varia de acordo com dígito final da placa do veículo. É considerada a data estipulada para o pagamento do IPVA à vista – no calendário do Detran-PR, entre os dias 10 e 16 de janeiro.

Para quem optar pelo parcelamento do IPVA, a primeira parcela vence no dia 22 de janeiro, mas o DPVAT deve ser pago antes. Por exemplo: se o veículo tem placa de final 9 ou 0, o prazo para pagamento do IPVA à vista é dia 16 de janeiro.

Por tanto, o pagamento do DPVAT também vence neste dia. Mesmo que o motorista opte pelo parcelamento do IPVA. Já para os veículos isentos do IPVA, a data limita para recolhimento do DPVAT segue o calendário do licenciamento, que é outro débito anual que os donos de veículos precisam pagar.

O licenciamento tem vencimento previsto no segundo semestre do ano. A data de vencimento também varia de acordo com o dígito final do veículo.

A taxa pode ser paga nos terminais de autoatendimento do Detran, no Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e Santander. Segundo o Detran, é possível pagar as guias do Departamento que têm código de barras, com cartões de débito de qualquer banco nos caixas do Banco do Brasil.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem