Aeroporto Afonso Pena terá terceira pista construída até 2026
Com a obra, o aeroporto poderá ter mais voos diretos de longa distância
A implantação da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, deve ser concluída até 31 de dezembro de 2026. A entrega está prevista no contrato de concessão Bloco Sul, feito com a CCR, concessionária que administra o local. A nova pista será a maior do Paraná, com três mil metros de extensão e vai proporcionar a oferta de voos diretos de longa distância.
De acordo com a CRR, a obra da terceira pista, que é uma obrigação prevista no contrato de concessão, está na fase de obtenção de licenças. Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o novo espaço pode contribuir com novas operações no Paraná.
Cerca de 70 imóveis devem ser desapropriados para viabilizar a construção. Por isso, em contrapartida da nova pista, o Paraná fará obras na região do aeroporto, para diminuir os prejuízos que podem ser causados pela construção da nova pista para a população local.
As obras do Governo do Estado no local somam R$ 200 milhões. O compromisso foi afirmado nesta quinta-feira (21), durante audiência pública na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Até o momento, há um conjunto de 15 obras que o Paraná assumiu como investimentos públicos. Entre elas estão implantações em áreas como educação e saúde.
Informações: Brenda Niewiorowski