Afonso Pena fica em 4º lugar no ranking dos aeroportos pequenos mais pontuais do mundo

 Afonso Pena fica em 4º lugar no ranking dos aeroportos pequenos mais pontuais do mundo

(Foto: reprodução/Google Street View)

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, está no ranking dos terminais mais pontuais do mundo. A pesquisa feita pela empresa de consultoria britânica OAG, especializada em aviação, divide os aeroportos em cinco categorias, de acordo com a quantidade média de passageiros por ano. O Afonso Pena é classificado como pequeno, entre os que recebem de 2 até 5 milhões de passageiros/ano. O terminal paranaense ficou em quarto lugar entre os mais pontuais no mundo nesta categoria.

Além dele, apenas o Aeroporto Internacional de Salvador aparece na lista dos 20 mais pontuais, em décimo terceiro lugar. O critério de pontualidade da pesquisa foi o pouso e a decolagem das aeronaves com no máximo 15 minutos de atraso em relação ao horário previsto. O levantamento leva em conta os voos ocorridos durante todo o ano de 2018. Na categoria tamanho “médio” – que considera os terminais de 5 a 10 milhões de passageiros – estão seis aeroportos brasileiros. O terminal de Viracopos ficou com o terceiro lugar; seguido de Recife, em quarto; Santos Dumond, em quinto; Belo Horizonte, em sexto; Galeão, em oitavo e Porto Alegre, em nono.

Na categoria “grande” – entre os aeroportos que recebem de 10 a 20 milhões de passageiros por ano – aparecem, em terceiro lugar, o Aeroporto de Brasília e, em sexto, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Entre os que recebem de 20 a 30 milhões de passageiros, na categoria “maior” está o Aeroporto de Guarulhos, também em São Paulo, em décimo lugar.

 A empresa britânica também avalia a pontualidade das empresas aéreas. Na avaliação de todas as categorias, o grupo Latam ficou com a 7ª posição, seguido da Azul Linhas Aéreas, com a 8ª colocação entre as empresas mais pontuais das 20 classificadas, conforme o volume de passageiros transportados por cada uma. A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, não tem responsabilidade sobre os dados divulgados pela consultoria britânica.

Reportagem: Juliana Goss

Band News Curitiba - 96,3 FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem

Saldo da balança comercial paranaense fica negativa em fevereiro

Saldo da balança comercial paranaense fica negativa em fevereiro

Apesar do crescimento de 37% nas vendas para o exterior, em comparação com fevereiro de

Covid-19: Curitiba confirma mais 471 novos casos e quatro mortes

Covid-19: Curitiba confirma mais 471 novos casos e quatro mortes

Curitiba registrou mais 471 novos casos e quatro mortes pela Covid-19, nesta quinta-feira (10). Um