Agências da Caixa funcionam em horário ampliado nesta quinta e sexta para atender cotistas do PIS

 Agências da Caixa funcionam em horário ampliado nesta quinta e sexta para atender cotistas do PIS

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

As agências da Caixa Econômica Federal vão funcionar em horário ampliado na quinta e na sexta-feira desta semana (27 e 28) para atender cotistas do PIS. O prazo para saques antecipados do benefício para quem tem menos de 60 anos termina na sexta-feira.

O mesmo vale para o Pasep, pago pelo Banco do Brasil, instituição que não deve ampliar o horário de atendimento nesta semana. As agências da Caixa Econômica vão abrir uma hora antes e fechar uma hora depois na quinta e sexta. O horário estendido será exclusivo para saques do PIS. O resgate de recursos do PIS e Pasep, que por lei é liberado para cotistas em condições específicas, nesta semana ainda pode ser feito por qualquer trabalhador que foi empregado do setor privado ou público de 1971 a 4 de outubro de 1988.

O PIS é o Programa de Integração Social e o Pasep, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. As cotas do fundo são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores, instituídas década de 70, até 1988.

Depois dessa data, com a promulgação da Constituição, as contribuições do PIS/Pasep das empresas passaram a ser destinadas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma lei federal deste ano (n.º13.677/2018), prevê que a partir de 29 de setembro, os saques dos dois fundos voltem a ser permitidos apenas para os cotistas que atendam a um dos critérios habituais: pessoas com 60 anos ou mais, aposentados, herdeiros de cotistas, pessoas em situação de invalidez ou com algumas doenças específicas, como Aids.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar as páginas do PIS, no site da Caixa Econômica Federal, e do Pasep, no site do Banco do Brasil. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão.

No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Reportagem: Lenise Klenk/Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba